The Newsroom – Piloto

newsroom1

Gostei muito do que vi no episódio piloto de The Newsroom que já vem sendo sucesso de crítica e público, pontos para HBO que levou para frente mais um projeto do roteirista Aaron Sorkin, mas este blogueiro ficou com uma sensação de deja vu, pois é impossível não comparar The Newsroom com a finada e ótima Studio 60 on the Sunset Strip, também escrita por Aaron Sorkin, e que tinha no papel principal o eterno Chandler, Matthew Perry.

Assim como a série de 2006, The Newsroom apresentou neste primeiro episódio um roteiro inteligente, diálogos rápidos e um humor ácido, porém a diferença é que o aqui temos um tom mais sério e lá tínhamos um humor refinado, entretanto mesmo com as excelentes críticas, Studio 60 on the Sunset Strip teve que parar na primeira temporada.

Na época já achei isso um erro, e hoje eu tenho a certeza, pois ao ver este primeiro episódio da nova série da HBO tive a certeza que Aaron Sorkin poderia ter feito a série crescer ainda mais ao lado da equipe de Sunset, uma vez que The Newsroom é claramente mais madura e até mais forte do que a finada comédia, ou seja, uma série que era muito bem feita e inteligente acabou sendo eliminada da TV por causa do público que não deu a série o seu devido valor, e se o público não dá valor o investidores também não dão.

Aliás, Aaron Sorkin faz criticas diversas neste primeiro episódio ao fato de algumas empresas de televisão fugirem da qualidade apenas para ter ibope e anúncios, claro que isso é que mantém a TV, porém ele usou muito bem as suas palavras para mostrar que hoje a qualidade nem sempre é o que importa na televisão. Ele soube usar isso principalmente durante as discussões entre os personagens de Jeff Daniels, Emily Mortimer e Sam Waterston sobre o futuro do programa e do jornalismo, e até do personagem de Jeff Daniels que mudou seu jeito para agradar os anunciantes.

Bem, deixando as comparações de lado, The Newsroom tem vida própria e tem um grande elenco, uma vez que já deu para ver neste primeiro episódio que Jeff Daniels e Emily Mortimer farão belíssimos duelos com diálogos afinados, rápidos e principalmente inteligentes, mas seria injusto não citar a performance de John Gallagher Jr. que realmente rouba a atenção da dupla principal quando aparece na tela, porém a cena épica deste primeiro episódio é a entrevista de Jeff Daniels na universidade, ali, naquele momento a série já mostrou toda sua força e, principalmente, cérebro.

Até,
André C.

Sinopse: A série mostra os bastidores do programa News Night, exibido pela emissora à cabo de notícias Atlantis Cable News (ACN), comandado por Will McAvoy enquanto ele, sua nova produtora, seu chefe e sua equipe tentam colocar no ar um programa diário mesmo enfrentando vários obstáculos pessoas, comerciais e corporativos.
Canal EUA: HBO
Canal Brasil: HBO
Temporada: Primeira
Episódio: Piloto – We Just Decided To – (exibido no EUA em 24/06/12 e no Brasil em 05/08/2012)
Criado e escrito por: Aaron Sorkin
Elenco Fixo: Jeff Daniels (Will McAvoy), Emily Mortimer (Mackenzie MacHale), John Gallagher Jr. (Jim Harper), Alison Pill (Maggie Jordan), Olivia Munn (Sloan Sabbith), Chris Chalk (Gary Cooper), Thomas Matthews (Martin Stallworth), Trieu Tran (Joey Phan), Adina Porter (Kendra James), Margaret Judson (Tess Westin), Dev Patel (Neal Sampat), John F. Carpenter (Herb Wilson), Charlie Weirauch (Jake Watson), Wynn Everett (Tamara Hart), Thomas Sadoski (Don Keefer), Sam Waterston (Charlie Skinner) e Jane Fonda (Leona Lansing).

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts