In Treatment – Terapia na HBO

In Treatment – Terapia na HBO

em-terapiaFinalmente me rendi a tão falada série com Gabriel Byrne, In Treatment, da HBO. E se as expectativas eram altas, elas só aumentaram após apenas 3 episódios, que obviamente, foram mais uma apresentação dos pacientes e do médico.

A HBO parece que realmente gosta desta cosias de terapeutas, tentou, mas sem sucesso com Tel Me You Love Me, que infelizmente acabou na primeira temporada. Mas aqui a HBO realmente acertou, pois é uma série bem mais intimista, pessoal e menos apelativa para o lado sexual, não que eu ache que Tell Me You Love Me fosse tão apelativa, mas pelo jeito o público em geral não gostou da terapia entre lençóis.

Aqui a série se apóia não em cenas, mas em fatos contados na consulta, na terapia que as pessoas fazem com Paul e o que vale aqui é o texto e a força da interpretação de cada um dos atores. Admito que fiquei esperando um flashback logo na primeira consulta, mas ele não veio, apenas fiquei vendo Laura contar seus problemas a Paul. E isso ajudou e muito, pois a série consegue mexer com a nossa curiosidade.

Fazendo uma comparação meio forçada, a série mexe com o seu lado voyeur e a sua imaginação como se estivéssemos lendo um livro. Pois como não vemos o passado, os fatos, e apenas escutamos é a nossa cabeça que imagina tudo. É impossível você não imaginar na sua cabeça a relação de Laura com Andrew, de Alex com seu passado na guerra e de Sophie com sua mãe. A série mexe com os nossos mais profundos sentimentos de curiosidade, e sim, isso funciona. E funcionará enquanto se apoiar em textos inteligentes e muito bem escritos, como foram até agora. E em atuações fortes, como as que eu vi até o momento em Sophie (Mia Wasikowska) e Laura (Melissa George).

A série vai de segunda a sexta, pois traz a idéia de termos um dia por semana um mesmo paciente, e na sexta-feira, o Paul passa ser paciente, e isso é muito interessante (não cheguei lá ainda). E esta forma de como a série foi concebida, pode agradar a todos, porque dá ao telespectador a opção de assistir 1 ou 2 casos, pois mesmo sendo diária a série não segue uma lógica diária, e sim semanal.

Nos próximos posts sobre In Treatment ou Em Terapia eu trato mais do elenco e dos casos que me atraem mais, pois sou mais um adepto das consultas do Paul.

Até,
André C.

p.s.: A HBO já está, desde 01/06, apresentando a segunda temporada por aqui.
___________________________

Sinopse: A inovadora e emocionante série In Treatment focaliza com dinamismo uma parte básica da sociedade moderna: a sessão de psicoterapia. Baseado em popular seriado israelense, o programa acompanha a semana de trabalho do psicanalista Paul Weston, mostrando a cada noite uma sessão com seus pacientes – Laura, Alex, Sophie e o casal Jake e Amy – e, às sextas-feiras, mostra a visita de Paul ao consultório de Gina, sua própria psicanalista. Invadindo a mente confusa de um homem cuja profissão é aconselhar os demais, In Treatment oferece uma intricada visão sobre os profissionais nos quais confiamos para obter nossa própria perspectiva.
In Treatment se baseia no seriado Be ‘Tipul, criado por Hagai Levi, com Ori Sivan e Nir Bergman. .


Canal EUA:HBO
Canal Brasil:HBO
Temporada: Primeira
Episódio:01, 02 e 03
Estréia no EUA: 28/01/2008
Estréia no Brasil: 12/05/2008
Criadores: Hagai Levi
Diretores Primeira Temporada: Rodrigo García, Paris Barclay, Chris Misiano e Melanie Mayron
Escritores Primeira Temporada: Rodrigo García, Nir Bergman, Hagai Levi, Ori Sivan, Sarah Treem, Merritt Johnson, Amy Lippman, Bryan Goluboff, Davey Holmes, Asaf Tzipor e Daphna Levin

Elenco Fixo Primeira Temporada: Gabriel Byrne (Paul), Dianne Wiest (Gina), Michelle Forbes (Kate), Mia Wasikowska (Sophie), Blair Underwood (Alex), Embeth Davidtz (Amy), Josh Charles (Jake) e Melissa George (Laura) .

2 thoughts on “In Treatment – Terapia na HBO

  1. […] saber mais destas séries clique aqui para Nurse Jackie e aqui para In […]

  2. É mais dificil do que pensei,
    perceber todas as interpretações, na série , intreatment!!!

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts