Apparitions: Exorcismos na BBC

Apparitions: Exorcismos na BBC

apparitions4 Um assunto que sempre rendeu bons sustos, boas maquiagens e imagens impressionantes no cinema foram os exorcismos, porém nesta excelente série inglesa da BBC a idéia não é exatamente esta, pelo menos é o que me deixou claro neste primeiro episódio.

Na verdade este primeiro episódio, a fotografia, a música e a presença de uma criança me lembram e muito a Profecia, até a maneira lenta e precisa de como o roteiro conta a história dos personagens envolvidos me lembra o bom filme de Damien.

Claro, por tratar de exorcismos, a série é forte e possui cenas de impacto, porém ficou claro que o objetivo da série não é tratar deste tema apenas para provocar medo, mas sim tocar em assuntos polêmicos sobre a Igreja Católica e sobre o ser humano em geral. Neste primeiro episódio somos apresentados a dois casos: uma menina que acredita que o pai e possuído, sendo que a família não acredita em Deus e o segundo sobre um rapaz, seminarista, que tenta junto com o padre Jacob provar que foi curado da lepra pela Madre Tereza.

Porém tinha muito mais envolvido: 1.  A Igreja que não acredita em um milagre da Madre Tereza, e que deixa claro que quer transformá-la em Santa por apelo popular, mas com o milagre certo, mas o que realmente fere este pecado e a condição da sexualidade de Vimal, o curado em questão. A Igreja antes de tudo o condena! 2. Como uma família de ateus consegue lidar com uma filha religiosa? 3. Todos os milagres que acontecem, todas as nossas orações são ouvidas apenas por Deus? Ou o Diabo, também pode lhe conceder alguma graça? 4. A Igreja é justa com todos? 5. Nossas tentações podem ser mais forte que nossas crenças?

Católicos com certeza ficam incomodados com algumas destas perguntas, principalmente com o fato de que o Diabo, por todo o mal que possa nos cometer, pode nos ouvir e nos agraciar com milagres, claro que o episódio já deixa claro que o Diabo usa estes seus poderes para prejudicar a Igreja, para enfrentar o poder de Deus, e assim como ele dá, ele tira. Mas mesmo assim é um tema polêmico, pois o Padre Jacob luta por milagres, por acontecimentos que acredita ser de Deus, mas que podem ser do cara lá de baixo.

Ou seja, em um episódio a série já colocou vários assuntos polêmicos, e por se tratar de exorcismos, acredito que mais assuntos polêmicos envolvendo o Diabo e seus “milagres” serão abordados nos outros 5 episódios desta minissérie inglesa.

Eu recomendo para todos que gostam de algo bem feito, e que acreditam ou não em Deus ou Diabo.

Até,
André C.
___________________________

Sinopse: Em Apparitions, são trazidos à tona todo assunto relacionado a mão do diabo na vida do ser humano e suas demais manifestações. O sacerdote Jacob (Martin Shaw), um servo fiel que examina indícios de milagres para serem (ou não) usados na canonização, mas que mesmo sendo ordenado exorcista, não atua como um. Porém, na eterna guerra entre o bem e o mal, o Diabo, e suas diversas formas procura diretamente ao padre Jacob, por medo que este venha a ser o exorcista chefe de toda a igreja. Agora padre Jacob enfrentará um assunto não muito agradável dentro da própria Igreja Católica.

Canal Inglaterra: BBC One
Canal Brasil: ???
Episódio Vistos: 1
Estréia na Inglaterra: 13/11/2008
Escrito por: Joe Aheame (“Dr. Who”)

Elenco: Martin Shaw (Padre Jacob), Siobhan Finneran (Irmã Ruth), Luigi Diberti (Monsenhor Vincenzo), Shaun Dooley (Liam), Elyes Gabel (Vimal), Romy Irving (Donna), Michelle Joseph (Irmã Anne), John Shrapnel (Cardeal Bukovak), Sarah Jayne Steed (Sarah) e Rick Warden (Michael).

4 thoughts on “Apparitions: Exorcismos na BBC

  1. André,
    Esta minissérie(que com certeza tem assunto p/virar seriado se quiserem), foi SONHOOOOO.
    Vi os 6 episódios e já aviso: Quem não tem um discernimento muito bom e/ou se afetaram com cenas do “A paixao de Cristo” do Mel Gibson, não recomendo assistirem: As cenas podem não ser do nível do dirigido por Mel Gibson, mas a parte psicológica e emocional supera em muito o mesmo.

    Resumindo, série(mini?) que é pesado(comparado aos muitos seriados “água com açúcar” existentes), mas ALUCINANTEEEEE!! :)
    Quaqua

  2. […] da história (sim, estou falando de Lost), porém os elogios que fiz sobre Apparitions (clique aqui para ler) se tornaram uma realidade, pois tudo que disse lá se confirmou nos outros dois […]

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts