Preciosa: Uma História de Esperança

Preciosa: Uma História de Esperança

Precious: Based on the Novel Push by SapphireSonhos?!? Quem não vive com sonhos? Quem nunca fechou o olho por alguns instantes e pensou em alguma coisa diferente na sua vida: um amor, um trabalho diferente, a fama, a a paz, o dinheiro, etc. Sonhos fazem parte da vida de todo ser humano, e as vezes o sonho é a fuga de algumas pessoas da realidade, da vida.

Claireece Jones Precious é uma menina comum que tem seus sonhos e voa longe quando sonha: fama, riquezas e amores, mas Claireece sabe que o maior sonho de sua vida é continuar vivendo. Só que Precious não sabe como fazer isso, pois Precious desconhece um sentimento importante: o amor. Claireece não é a única menina que vive sem amor, ela é apenas mais uma dentre muitas outras no mundo.

E eu e você e todo mundo que assiste ao filme já viu um filme parecido ou já leu num jornal policial sobre meninas como Precious. Porém ainda ficamos impressionados e boquiabertos com uma realidade cruel e forte que vemos na tela do filme do diretor Lee Daniels. E o diretor Lee Daniels consegue isso graças as já comentadas atuações de Gabourey Sidibe e Mo’Nique.

Preciosa poderia ser um filme a cair no comum e no clichê, aliás, eles existem, estão ali, mas Preciosa é um filme que tem um diferencial: as atrizes. E elas não se destacam apenas cenas de violência que vimos na TV ou no trailer, mas sim nos momentos mais simples. A diferença que Gabourey Sidibe consegue nos passar do seu mundo para seu sonho é impressionante, a novata vai de um cara fechada, triste e de escuridão profunda para um mundo de sorrisos, alegria e com olhos vivos de amor.

Mo’Nique faz uma das maiores “vilãs” do cinema, porém seu momento mágico não é ao xingar sua filha ou partir para violência, mas sim seu discurso emocionado quase no final do filme. Naquela cena Mo’Nique mostrou porque o Oscar ficou realmente em uma boa mão, é maravilhoso ver uma atriz se doar tanto a um personagem. Simplesmente uma cena chocante, forte e que nem Mariah Carey poderia estragar.

Ainda destaco a atriz Paula Patton que é a professora de Precious em sua nova escola, uma atuação bem mais simples que as outras duas, mas com muita sensibilidade e sinceridade.

Preciosa não é nem de perto um filme simples ou fácil. Preciosa é um filme que mostra a busca de uma menina pelo amor que ela não acredita que exista. Preciosa é um filme sobre a luta de viver, dia após dia sem um objetivo, sem uma luz, mas com muita vontade de viver. Preciosa é um filme duro, forte, sensível e que é para ver e não esquecer.

Preciosa: Uma História de Esperança(Precious: Based on the Novel Push by Sapphire – 2009)
Direção: Lee Daniels
Roteiro: Geoffrey Fletcher, adaptado do livro de Sapphire
Elenco: Gabourey Sidibe , Mo’Nique , Rodney Jackson , Paula Patton , Mariah Carey e Lenny Kravitz.
Lançamento Brasil: 12/02/2010

Nota Filme: 4.0

One thought on “Preciosa: Uma História de Esperança

  1. Wellington C.

    Acabei de assitir o filme…Muito Bom!!

    E aquela famosa frase cabe bem a vida de Precious: Nada está tao ruim que ainda nao possa piorar!!!!

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts