Oscar 2013: Prêmios Técnicos

Oscar 2013: Prêmios Técnicos

Por alguns motivos profissionais hoje começo, um pouco atrasado, uma visão geral do Oscar 2013 e para começar vou com aqueles prêmios mais técnicos como Fotografia, Efeitos Visuais, Maquiagem, etc. São prêmios que normalmente o grande público esquece, mas normalmente eles são os responsáveis pela beleza e magia de um filme, seja ele uma fábula como As Aventuras de Pi ou um baita faroeste como Django Livre, mas o que importa é que sem estes elementos o cinema de hoje não seria o mesmo.

Efeitos Visuais: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, As Aventuras de Pi, Os Vingadores, Prometheus e Branca de Neve e o Caçador. O favorito aqui é As Aventuras de Pi e Branca de Neve e o Caçador em minha opinião seria o azarão completo, mas acredito que não vamos ter surpresa aqui, uma vez que As Aventuras de Pi é um filme visualmente perfeito e para isso usou e abusou dos efeitos de computador, e em minha opinião leva.

Fotografia: Anna Karenina, Django Livre, As Aventuras de Pi, Lincoln e 007 – Operação Skyfall. Outra vez As Aventuras de Pi é o favorito, porém este blogueiro admite que a fotografia de Django Livre é a sua favorita, porém como ela nem foi indicada ao American Society of Cinematographer, acho que apesar de torcer para Django a academia não irá surpreender e As Aventuras de Pi levará seu segundo Oscar neste quesito.

Figurino: Anna Karenina, Os Miseráveis, Lincoln, Espelho, Espelho Meu e Branca de Neve e o Caçador. Não sou especialista em figurino, mas sei da importância que um bom detalhamento nas roupas faz ao filme, principalmente naqueles que retratam épocas distantes. Dos filmes só vi Espelho, Espelho Meu, que tem um figurino bem específico e exagerado para obra, mas pelo que vi nos trailers acho que Os Miseráveis leva aqui, mas acho que Academia vai acabar premiando Anna Karenina, que já venceu o Bafta na mesma categoria.

Direção de Arte: Anna Karenina, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, Os Miseráveis, As Aventuras de Pi e Lincoln. Acho que não teremos surpresa, como disse acima As Aventuras de Pi é um filme visualmente e tecnicamente perfeito na sua concepção de arte, por isso acho que aqui é complicado desbancar As Aventuras de Pi, sem dizer que é o meu favorito para o prêmio.

Montagem: Argo, As Aventuras de Pi, Lincoln, O Lado Bom da Vida e A Hora Mais Escura. Apesar de achar que As Aventuras de Pi é o favorito, acho que o Oscar ficará entre Argo e A Hora Mas Escura, são filmes onde a edição é um elemento mais do que importante para o conjunto da obra. Eu acho que Argo deve levar aqui, e acho que a Academia também vai para o filme de Ben Affleck.

Edição de Som: Argo, Django Livre, As Aventuras de Pi, 007 – Operação Skyfall e A Hora Mais Escura. Outra vez acho que o prêmio não fugir de Argo e A Hora Mas Escura, se for para apostar um acho que a Academia vai de Argo novamente, porém meu preferido é Django, o filme de Tarantino não seria o mesmo sem a bela edição de som.

Mixagem de som: Argo, Os Miseráveis, As Aventuras de Pi e Lincoln, 007 – Operação Skyfall. Se Django concorresse nesta categoria, com toda a certeza eu estaria na torcida por ele, uma vez que o trabalho dos engenheiros de som no filme foi maravilhoso, ao mixar os sons do filme, diálogo, trilha, etc, fazendo do som algo importante no filme do Tarantino. Bem, como acho que neste trabalha de mixagem filmes com tiros e explosões precisam de uma atenção a mais, acho que Argo ou 007 – Operação Skyfall seriam os favoritos, mas acredito que Os Miseráveis será o vencedor, pois trata-se de um musical e a mixagem é fundamental. Como Django não está, eu vou de 007 – Operação Skyfall.

Maquiagem: Hitchcock, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada e Os Miseráveis. Apesar de Os Miseráveis ter vencido o Bafta, acho que a academia vai mesmo de Hobbit, por tratar-se de um trabalho mais complexo, e desta vez acho que eu vou com o mesmo palpite.

Neste primeiro post sobre o Oscar a pontuação ficou a seguinte:

Na minha lista de preferidos: As Aventuras de Pi com 2 prêmios (Efeitos Visuais e Direção de Arte), Django Livre 2 (Fotografia e Edição de Som), Os Miseráveis 1 (Figurino), Argo 1 (Montagem), 007 – Operação Skyfall 1 (Mixagem de Som) e Hobbit 1 (Maquiagem).

Possíveis Vencedores do Oscar: As Aventuras de Pi com 3 (Efeitos Visuais, Fotografia e Direção de Arte), Anna Karenina 1 (Figurino), Argo 2 (Montagem e Edição de Som), Os Miseráveis 1 (Mixagem de Som) e Hobbit 1 (Maquiagem).

Até,
André C.

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts