Oscar 2013: Melhor Animação

Oscar 2013: Melhor Animação

Já que o último post (Oscar 2013: Melhor Curta de Animação) foi dedicado as animações de curta-metragem, agora é a vez de falar das animações de longa-metragem que concorrem ao Oscar 2013.

Este ano o Oscar tem boas animações, a disputa deve ser bem acirrada, e quem sai na frente é Valente (Mark Andrews, Brenda Chapman e Steve Purcell), que já levou o Bafta da categoria batendo outros dois concorrentes ao Oscar, Frankenweenie e ParaNorman, além de levar também o Globo de Ouro da categoria batendo outro concorrente, Detona Ralph, porém este blogueiro achou Valente apenas um bom filme, com uma excelente produção técnica onde a Pixar mais uma vez surpreende  nos detalhes, aqui nos vastos cabelos vermelhos de Merida, a personagem principal, mas falta ao filme aquela magia para encantar crianças e adultos. Valente, pode ser o favorito e talvez realmente leve o Oscar, mas está longe de ser um grande filme.

Piratas Pirados! (Peter Lord e Jeff Newitt) parece ser o azarão do Oscar este ano, acredito que esteja entre os possíveis relacionados por ser um filme de boa qualidade em stop-motion da Aardman, o estúdio do ótimo Wallace & Gromit, porém o filme não foi nem um grande sucesso de público e nem de crítica, pois o filme é bom tecnicamente, mas inconstante na sua forma geral.

Quem tem algumas chances de surpreender é Frankenweenie do diretor Tim Burton, que tenta novamente levar a estatueta por melhor animação, após o excelente A Noiva Cadáver ter perdido para Wallace & Gromit em 2006. Aqui Burton traz a famosa história de Frankenstein para o universo infantil, pois aqui é o melhor amigo do homem que passa pela transformação fantástica e renasce dos mortos. Burton criou uma história interessante, porém o que vai contra ele é que não trouxe nenhuma grande novidade, lembrando em muito outros filmes de sua autoria.

Com críticas bastante interessantes ParaNorman (Chris Butler e Sam Fell) é a animação que realmente corre por fora para surpreender neste ano. Dos mesmos criadores do universo mágico e sombrio de Coraline e o Mundo Secreto (Focus Features e o estúdio de animação Laika), ParaNorman é um longa em stop-motion que segue a vida de um garoto que pode falar com os fantasmas, e que assim como Coraline acaba por produzir um ar mais sombrio, o que acaba gerando medo nas crianças.

O último concorrente e, apesar de não ter visto, é meu favorito é Detona Ralph (Rich Moore), a animação da Disney Animation que traz a essência de Toy Story para o mundo dos Vídeo Games, onde os personagens dos jogos mais famosos possuem vida quando os jogos terminam, e é nesse mundo que um dos vilões cansa de ser quem é e passa a andar pelo mundo mágico dos vídeo games em busca de algo novo.

O favorito com certeza é Valente que tem a Pixar por trás e fez um filme bem ao estilo Disney, com lição de moral e uma história bem alinhadinha, mas Detona Ralph tem chances de surpreender por brincar com o imaginário das crianças e até dos adultos sobre a vida dos seus personagens preferidos após o fim de horas de vídeo game, por isso acredito que a Academia vai no normal e vai premiar Valente, mas estarei na torcida por Detona Ralph.

Até agora a minha lista de preferidos ao Oscar está assim: As Aventuras de Pi com 2 prêmios (Efeitos Visuais e Direção de Arte), Django Livre com 2 prêmios (Fotografia e Edição de Som), Os Miseráveis com 1 Oscar (Figurino), Argo com 2 estatuetas (Montagem e Trilha Sonora), 007 – Operação Skyfall com 1 estatueta (Mixagem de Som), Hobbit também com 1 Oscar (Maquiagem), Detona Ralph como melhor animação e Head Over Heels como melhor curta de animação.

E minha lista de palpites sobre como será a noite do dia 24/02 está assim: As Aventuras de Pi com 3 estatuetas (Efeitos Visuais, Fotografia e Direção de Arte), Anna Karenina com 2 prêmios (Figurino e Trilha Sonora), Argo com 2 estatuetas (Montagem e Edição de Som), Os Miseráveis com apenas 1 Oscar (Mixagem de Som), Hobbit com 1 Oscar (Maquiagem), Valente como melhor animação e Paperman como melhor curta de animação.

Até,
André C.

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts