Uma Noite de Crime: Anarquia

anarquia1

Em 2014 quando vi o primeiro Uma Noite de Crime falei que a premissa do filme acabou se perdendo no meio dos clichês e torcia que a sequência do filme soubesse recuperar essa premissa interessante, porém o que vi nesta sequência foi que a premissa quase se perdeu por completo num banho previsível de clichês de filmes de ação e terror.

Infelizmente o resultado aqui é muito inferior ao original, até temos um roteiro que retrabalha a premissa do original com a guerra entre classes, pois fica claro que durante as 12 horas dedicadas violência livre e aberta quem perde são as pessoas de baixa renda.

O filme até começa bem, mostrando um grupo contrário ao PURGE, pessoas se “vendendo” para ricos para salvar a vida financeira da família, pessoas usando o dia para acertar contas, tudo parece bem arrumado para um bom filme, mas se os clichês estragam o resultado do original, aqui eles destroem o filme e o transformam num amontoado de clichês de filme de ação, terror, suspense e tudo o que pode existir de pior em um filme.

Como todo filme de terror, alguém tropeça na hora de correr, o casal que não se dá e vai terminar, se ama na hora mais imprópria, o herói com cara de mal e sem coração, no final tem coração, o carro pifa, não uma, mas duas vezes e um dos vilões parece que morreu, mas não morreu…. Não vou continuar porque a lista é extensa.

Com tudo isso na tela o filme perde força, sentido e se torna totalmente dispensável, mais uma vez o roteiro com uma boa ideia peca ao cair no comum, em repetir o que já vimos em outros filmes e joga a originalidade fora sem o menor esforço.

Se algo se salva? Os primeiros minutos e o encontro dos protagonistas com um grupo de ricos que faz leilão para caçar os menos favorecidos em um campo que parece paintball, talvez se o filme, invés de correr pela cidade espirrando clichês pela parede, tivesse focado em algo como essa cena, o filme tivesse conseguido manter seu propósito e sua originalidade.

Se você não curtiu nem o primeiro filme, passe longe deste, se você curtiu… também passe longe

Até,
André C.

Nota Filme 1.0

anarquiaUma Noite de Crime: Anarquia (The Purge: Anarchy – 2014)

Num futuro próximo, o governo dos Estados Unidos instituem a Noite de Crime, um evento onde os assassinatos são permitidos, para que os cidadãos liberem os seus instintos violentos. Faltando poucas horas para o início deste feriado sangrento, cinco pessoas se encontram nas ruas: o jovem casal Shane e Liz, que não pode voltar para casa já que o carro parou de funcionar; a garçonete Eva e sua filha adolescente, sequestradas dentro de seu próprio apartamento por vizinhos selvagens, e o Sargento, um homem misterioso que vai às ruas em busca de vingança. Apesar de serem muito diferentes, eles tentam sobreviver juntos a doze horas de barbárie.
Direção: James DeMonaco
Roteiro: James DeMonaco
País: EUA
Duração: 103 minutos
Elenco: Frank Grillo (Sergeant), Carmen Ejogo (Eva Sanchez), Zach Gilford (Shane), Kiele Sanchez (Liz), Zoë Soul (Cali), Justina Machado (Tanya), John Beasley (Papa Rico), Jack Conley (Big Daddy) e Michael Kenneth Williams (Carmelo).

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts