Perdas e Danos

Perdas e Danos

Anna Barton (Juliette Binoche): Damaged people are dangerous. They know they can survive.

Se você procurar pela internet ou perguntar para quem gosta de cinema dificilmente você vai conseguir chegar a uma conclusão se Perdas e Danos é um bom filme ou não, obviamente, que nem este post vai te ajudar.

Perdas e Danos é um filme que uns podem achar maravilhoso e outros podem achar terrível, já que basicamente trata da obsessão de um homem por uma mulher e como o desejo, a obsessão, o ciúme podem se tornar uma doença e acabar com uma família.

Eu gostei do filme, longe de ser uma obra-prima, porém é um interessante estudo sobre até onde a obsessão de uma pessoa pode chegar, o filme pode não fugir disto e se tornar cansativo para alguns, mas é interessante e até dolorido ver como um homem bem de vida, casado, com filhos e uma vida teoricamente perfeita, pode se perder completamente por causa de uma obsessão, aqui a obsessão e a bela e talentosa Juliette Binoche, mas poderia ser o jogo, a bebida, etc.

Confesso que Jeremy Irons não é um ator que me agrade muito, mas aqui ele está ótimo, seu olhar, seu jeito e até de a maneira de respirar mudam e se tornam mais pesados quando ele está perto de sua paixão, sua obsessão. É interessante ver como ele consegue mostrar claramente a transformação do seu personagem.

O elenco feminino também merece uma atenção especial. Além da beleza, Juliette Binoche nos apresenta um ar misteriosamente sedutor, aquele ar sofrido de alguém que já sofreu e que odeia ser dominada, ao mesmo tempo em que precisa ser dominada. Primorosa atuação.

Mas Miranda Richardson é a surpresa final do filme. Uma coadjuvante de peso que passa o filme todo no seu canto, mas quando ganha espaço mostra uma atuação pesada, sincera e de muita dor. Espetacular!

Para resumir, Perdas e Danos não vai agradar a todos, mas é um bom filme, talvez não para ver e rever, mas para pensar e repensar.

Até,
André C.


Perdas e Danos (Damage – 1992)
Direção: Louis Malle
Roteiro: David Hare baseado em romance de Josephine Hart
Elenco: Jeremy Irons, Juliette Binoche, Miranda Richardson e Rupert Graves

Nota Filme: 3.5

One thought on “Perdas e Danos

  1. Malle, Binoche, Richardson, Irons? Mesmo que não seja uma obra-prima, tô lá!

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts