O Segredo dos Seus Olhos

O Segredo dos Seus Olhos

Como já disse no meu Twitter que O Segredo dos Seus Olhos é um grande filme, mereceu a indicação ao Oscar, mas, em minha opinião, fica um pouco distante do ótimo A Fita Branca.

Em época de Copa eu posso ser xingado ao afirmar que a maturidade do cinema Argentino é tão grande, que é capaz de fazer um dos melhores dramas policiais dos últimos tempos. Com produções deste quilate o cinema Argentino se mostra mais forte do que o nosso, talvez porque eles dêem mais valor ao próprio cinema, já que por aqui produções nacionais ainda são obrigadas a passar em poucas salas por falta de público. (Por exemplo: Quincas Berro D’Água ainda não estreou em Curitiba).

Mas deixando este clima Brasil x Argentina, onde levamos um belo baile, vamos falar do filme em si, um belíssimo drama policial com ótimas atuações do elenco e um roteiro que consegue gerar suspense sem ter tiros, explosões e reviravoltas impossíveis.

O roteiro é bem enxuto, e mesmo com idas e vindas na história das lembranças Benjamín Espósito (o ótimo Ricardo Darín), o filme não se perde em nenhum momento, nos deixando preso ao crime que vemos Espósito lembrar, para lembrar-se da sua vida, do seu passado e poder seguir em frente.

Diferente de filmes policiais comuns, o grande clímax aqui acontece dentro de um estádio de futebol, já que como estamos na Argentina, o futebol faz parte da vida de criminosos e investigadores. A cena impressiona pelo realismo.

Voltando ao elenco além do ótimo Ricardo Darín, destaco a presença da bela Soledad Villamil, uma atuação forte e precisa, como vemos em uma cena de depoimento do suposto assassino. Outro destaque importante é o ator Guillermo Francella, que se destaca por uma atuação dramática com um ar cômico.

O filme ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro, pois o diretor Juan José Campanella, conseguiu mesmo com alguns fatos históricos da Argentina, fazer um filme preciso, bem feito, com uma bela fotografia e com uma história envolvente, de crime e amor, que pode se passar em qualquer lugar do mundo.

Juan José Campanella controlou o filme de forma impressionante e que deve ter agradado a Academia, e que me agradou também, porém Das Weisse Band (A Fita Branca) é mais profundo, silenciosamente violento e de maior impacto.

Não dou nota uma nota maior para o filme, pois eu meio que fiquei um pouco incomodado com a maquiagem realizada em 25 anos de diferença entre o crime e os dias em que se passa o filme. Em alguns momentos parecia excelente, em outro bastante exagerado e em outros momentos quase inexistente.

O Segredo dos Seus Olhos ( El secreto de sus ojos – 2009)
Direção: Juan José Campanella
Roteiro: Juan José Campanella baseado no romance La Pregunta de Sus Ojos de Eduardo Sacheri.
Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Guillermo Francella, Javier Godino e Pablo Rago.

Nota Filme: 4.0

One thought on “O Segredo dos Seus Olhos

  1. Pamy

    Achei o filme surpreendente!! Também me incomodei um pouco com a maquiagem, especialmente do viúvo!
    Adoro filme que se desenrola aos poucos, mas que tudo faz sentido no final! A trama desse é muito boa!!! E os detalhes fazem a diferença!

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts