A Família

A Família

AFamiliaSem muitas pretensões, um filme fácil, mas principalmente uma homenagem francesa ao cinema americano de gangster, esse é a modesta, mas agradável, comédia de Luc Besson: A Família.

Luc Benson usa e abusa dos termos comuns nos filmes de gângster americanos, primeiro por trazer um Robert De Niro no papel de um chefe de família que traiu a sua “família” e agora vive de cidade em cidade se escondendo, depois por referências claras ao cinema gângster americano, princpalmente ao filme Os Bons Companheiros com o mesmo De Niro.

O filme é simples, sem ambição e diverte, mesmo com os exageros que dão o ritmo ao filme, pois fica claro logo no início do longa que ele não quer ser levado a sério, quer divertir, exagerar e colocar em confronto o cinema americano e o cinema francês sem tirar nenhuma conclusão.

Robert De Niro está ótimo e está super a vontade no papel, sem dizer que seu papel é uma pequena grande sátira aos personagens que o deixaram famoso, pois quando lembramos de filmes de mafiosos italianos do cinema americano, é a imagem do astro que aparece na nossa cabeça.

Um dos pontos positivos do filme é que, assim como De Niro está super a vontade num papel que é quase uma sátira os seus papéis mais famosos, o resto do elenco também entra na brincadeira e se diverte, Michelle Pfeiffer, por exemplo, está perfeita, leve e encantadora como a esposa do mafioso que usa os seus meios para conseguir o que quer. Claro que os filhos, vividos por Dianna Agron e John D’Leo, complementam perfeitamente essa família nada comum.

E para fechar essa homenagem aos filmes americanos de gangster e ao jeito bem particular de ver as coisas dos americanos nada melhor que acrescentar um agente federal sisudo e competente para trabalhar ao lado de agentes não tão competentes, e quem é melhor do que Tommy Lee Jones.

Luc Besson conseguiu, sem pretensão, fazer um filme divertido e que mostra como o cinema francês vê o cinema americano, usando inclusive aqueles atores que sempre aparecem na nossa cabeça para certos papéis, um bom passatempo!

Até,
André C.

A Família (The Family – 2013)
Sinopse por AdoroCinema: Após entrar para o programa de proteção à testemunha, uma família tradicional ítalo-americana ligada à máfia é transferida para a França. De início eles se adaptam à nova vida, mas aos poucos os velhos hábitos voltam à tona e eles passam a resolver os problemas que surgem a seu modo. Ao mesmo tempo, líderes da máfia nos Estados Unidos, procuram pelo grupo em busca de vingança. O agente do FBI Stansfield (Tommy Lee Jones) fará de tudo para protegê-los, mas nem sempre contará com a ajuda do pai da família, Fred Blake (Robert De Niro), e nem dos outros membros.
Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson e Michael Caleo baseados em romance de Tonino Benacquista
País: França/EUA
Duração: 111 minutos
Elenco: Robert De Niro (Fred Blake / Giovanni Manzoni), Michelle Pfeiffer (Maggie Blake),Dianna Agron (Belle Blake), John D’Leo (Warren Blake), Tommy Lee Jones (Robert Stansfield), Vincent Pastore (Fat Willy), Jon Freda (Rocco) e Michael J. Panichelli Jr. (Billy the Bug).

Nota Filme 3.5

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts