Gene Kelly – 100 Anos

genekelly

Hoje Eugene Curran Kelly mais conhecido por Gene Kelly chegaria aos 100 anos e este blog coloca 5 vídeos mostrando alguns dos momentos mágicos do homem que um dia cantou na chuva e marcou o cinema.

No vídeo acima temos o genial Gene Kelly dançando ao lado do pequeno rato Jerry para o filme Anchors Aweigh (Marujos do Amor – 1945) filme por qual concorreu ao Oscar de melhor ator. Já no vídeo abaixo vemos um ato de dança completamente diferente, uma vez que deixa a leveza de lado e tem uma dança mais sensual ao lado de Mitzi Gaynor no filme Les Girls (1957).

Em ambos os filmes podemos ver o talento deste ator/cantor/dançarino como coreógrafo, já que neste filme, assim como em outros ele foi o corógrafo das suas cenas e de algumas cenas do filme, isso já era uma demostração clara de que Gene Kelly seria um bom diretor do cinema, o que ele comprovou ao lado de Stanley Donen no eterno clássico Singin’ in the Rain (Cantando na chuva – 1952) e com a indicação de melhor diretor no Globo de Ouro de 1970 pelo filme Hello, Dolly! (1969). (

A cena abaixo é do filme Summer Stock (1950) que Gene Kelly gravou com Judy Garland, e mostra como o ator era absoluto nos seus números de dança, são em cenas como estas que podemos entender porque os musicais tiveram seus momentos de glória no cinema, uma vez que atores como Gene Kelly e Fred Astaire (os dois maiores ícones do cinema musical) eram atores por completo, já que dançavam, atuavam, cantavam e eram extremamente competentes nos seus espetaculares números de dança. A cena nem precisa de música, é apenas o ritmo do ator e nada mais.

Gene Kelly chegaria aos 100 anos hoje, será que o cinema ainda daria espaço para um gênio como ele? Será que Gene Kelly seria o grande ator vencedor de Oscar especial, do prêmio Cecil B. DeMille Award, do Urso de Ouro em Berlim, do Emmy e dos diversos prêmios pela carreira e pela contribuição ao cinema?

Será que o ator capaz de dançar sentado ao lado de Donald O’Connor e que acima brinca com a sua cena mais famosa (a partir de 2:28, mas vale a pena ver o vídeo todo ) seria aclamado nos dias de hoje? Será que ele arranjaria espaço no cinema tão comercial e cheio de efeitos de construir cenas como estas deste post? Será que hoje Gene Kelly conseguiria imortalizar uma simples canção na chuva?

Não sei as respostas para as perguntas acima, mas sei que Gene Kelly deixou a sua marca no cinema. Ontem ou hoje ou amanhã ele continuará sendo um dos maiores ícones do cinema, pois atire a primeira pedra quem nunca dançou na chuva com os passos de Eugene Curran Kelly.

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts