Prévia Os Melhores de 2012

emmy

Todo ano aqui no blog tem o TOP10 do ano, onde figuram os melhores filmes, atores, músicas, shows, séries que eu vi durante o ano, como sempre gosto de alertar no caso dos filmes e atores, os filmes não precisam ser do ano do TOP10, mas sim vistos durante todo o ano, ou seja, neste caso não necessariamente precisam ser filmes de 2011/2012.

Mas chega de se alongar, vamos dar uma ideia do que para mim aconteceu de melhor no cinema, telinha, música e nos palcos, para começar vamos falar dos filmes que vi este ano, pela minha conta foram 63 filmes vistos, mas destes apenas 50 ganharam uma “crítica” aqui no blog, destes 50 os 10 melhores visto até agora são:

1 – O Artista – …você se sente dominado pelo filme em grande parte pela atuação da dupla principal… pela música de Ludovic Bource…
2 – A SeparaçãoAsghar Farhadi construiu uma pequena obra-prima do cinema atual.
3 – Precisamos Falar Sobre Kevin – … é um tapa na cara de quem o assiste de tanta força dramática, suspense e agonia…
4 – 50% – …um filme sensível, honesto e principalmente nos deixa uma lição de vida bonita sobre amizade
5 – A Pele Que Habito – Louco, insano, aterrorizante e espetacular
6 – A Árvore da Vida – … um delírio cinematográfico de um cineasta que tem o poder de fazer o que tiver vontade na tela…
7 – Os DescendentesAlexander Payne conseguiu equilibrar drama e comédia na dose certa, sem nunca exagerar nem em um e nem e outro, usando um roteiro simples
8 – A Invenção de Hugo Cabret – … deixe-se levar por uma fábula belíssima.
9 – O Palhaço – …Selton Mello que fez de pequenos momentos do filme, grandes momentos do cinema brasileiro
10 – Guerreiro – …um drama que tem tudo de bom de um drama, mas com muita pancadaria

Com menção honrosa para Namorados para Sempre, ao belíssimo documentário Pina, ao blockbuster Os Vingadores e ao interessante Toda Forma de Amor. Num ano, que venho considerando bom para o cinema/DVD/Blu-ray vejo que já foi complicado ficar só com 10 filmes, pois filmes como Guerreiro, que me agradou muito já aparecem na última posição e num ano que ainda tem Batman para ser lançado a chance dele sair é grande, quem sabe até o fim do ano não mudo para a lista para um TOP20!

E o cinema não é nada sem seus atores, podemos ter um baita roteiro e um grande diretor, mas o filme pode não ser nada se os atores escolhidos não forem bem, mas por outro lado são eles que podem salvar um filme do lugar comum, e o meu TOP 5 de atores e atrizes até o momento é este.

Melhores Atrizes


1. Tilda Swinton em Precisamos Falar de Kevin
2. Glenn Close em Alber Nobbs
3. Viola Davis em Histórias Cruzadas
4. Janet McTeer em Alber Nobbs
5. Meryl Streep em A Dama de Ferro

Fiquei bem em dúvida se colocava Meryl Streep por A Dama de Ferro ou Michelle Williams por Namorados para Sempre, pois a atriz está impecável na anti-comédia romântica, porém é quase impossível tirar a Meryl Streep de uma lista onde ela foi a vencedora do Oscar. Também deixei de fora Bérénice Bejo por O Artista.

Melhores Atores


1. Jean Dujardin por O Artista
2. George Clonney em Os Descendentes
3. Nick Nolte em Guerreiro
4. Joseph Gordon-Levitt por 50%
5. Philip Seymour Hoffman em Tudo Pelo Poder

Com uma menção honrosa a que Ryan Gosling em Namorados Para Sempre, infelizmente ele ficou por pouco fora da lista acima, mas outros atores ficaram de fora como Brad Pitt pelo O Homem Que Mudou o Jogo, o espetacular Christopher Plummer por Toda Forma de Amor.

Melhor Fotografia: Hélène Louvart por Pina
Melhor Diretor: Lynne Ramsay por Precisamos Falar de Kevin e Asghar Farhadi por A Separação
Melhor Filme 3D: Pina
Melhor Documentário: Pina
Melhor Trilha: Ludovic Bource por O Artista
Melhor Luta: Hulk e Thor em Os Vingadores (nunca tinha colocado esta categoria, mas a luta é sensacional)
A Mais bela atriz na tela: Elena Anaya em Pele que Habito e Bérénice Bejo em O Artista

Bem, como foi apenas meio ano as séries eu deixarei para falar mais sobre elas no fim do ano, mas vamos a uma pequena prévia do que vi de melhor na televisão até agora.

Melhor Série: Homeland
Melhor Comédia: New Girl
Grata Surpresa: Revenge
Melhor Atriz: Emmy RossumClaire Danes
Melhor Ator: William H. Macy

E para terminar esta prévia do top 2012 vamos falar das músicas e shows, já que eu gosto de dar meus pitacos aqui no blog sobre algumas boas músicas que escuto e alguns lançamentos por aí.

Melhor Música: The High Road, Joss Stone do ainda inédito The Soul Sessions Volume 2 e My Love do Paul McCartney
Melhor Show: Los Hermanos no Lupaluna
Melhor Vídeo: Je Veux da cantora francesa Zaz
Grata Surpresa: Zaz e Luísa Maita

E para terminar esta prévia vão as duas candidatas de Musa neste ano de 2012, uma é figurinha repetida por aqui e já estou pensando em deixá-la de fora de qualquer eleição para musa do blog, pois falar de Joss Stone por aqui é algo extremamente comum, mas este ano ela tem uma concorrente muito forte, a atriz e cantora Emmy Rossum!

Joss Stone

Emmy Rossum

Espere que em breve vem o que não me agradou até aqui em 2012.

Até,
André C.

2 thoughts on “Prévia Os Melhores de 2012

  1. […] E para você ver que não estou exagerando, pare um pouco de ler esta coluna e pegue um papel e coloque as 5 melhores atrizes e os 5 melhores atores que você viu atuar este ano. Também coloque os 5 melhores filmes que viu ou aqueles filmes que acabaram de aparecer na sua cabeça. Agora olhe para sua lista: você vai perceber que foi muito mais fácil escrever a lista dos homens, até porque talvez você nem tenha achado 5 nomes. Agora volte para a lista das mulheres, aposto que mais de 5 apareceram na sua cabeça e que você ainda está em dúvida de qual foi a melhor atuação que você viu. Foi exatamente isso que aconteceu quando tentei fazer a lista do que eu vi de melhor em 2012 aqui no Você Viu? Eu Também! […]

  2. […] O Melhor e O Pior de 2012 – Parte 1 January 15, 2013   Andre C.   Ninguém Viu! E mais um ano ficou para trás e com eles algumas idas ao cinema, muitos filmes vistos em casa e outras horas dedicadas para algumas séries. Em um ano em que reduzi um pouco o número de séries, principalmente porque não busquei séries novas e parei com algumas, foram vistos 116 filmes onde 94 foram lembrados aqui no blog, e então destes sai o já tradicional Top 10 que teve sua prévia no dia 04/07/2012 e você pode acessar aqui. […]

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts