Oscar 2013: Vencedores

Oscar2013

Muita gente critica, mas realmente a festa do Oscar é a maior premiação do cinema, pois todos, cinéfilos ou não, ficam querendo saber quem ganhou o Melhor Filme, quem foi a Melhor Atriz e o Melhor Ator. E a premiação de ontem foi, como sempre, um pouco longa, mas foi uma belíssima noite para o Cinema e toda a arte em volta dele.

Seth MacFarlane entrou no palco as 22:30 e já fez piada sobre o esquecimento de Ben Affleck na lista de Melhor Diretor, e a primeira surpresa foi a aparição de Capitão Kirk de Jornadas na Estrelas, falando que voltou do futuro para salvar a noite do Oscar das péssimas piadas de Seth MacFarlane, já que é uma noite para homenagear o cinema, o problema é que se alongaram demais e a piada foi perdendo a graça. Mas no geral o apresentador foi bem, fez algumas boas piadas, como a piada de Noviça Rebelde na hora de chamar a lenda do cinema Christopher Plummer, no mais ele levou a festa com boa qualidade, até quando Ted apareceu com boas piadas, no melhor estilo do filme.

O primeiro prêmio da noite saiu para Christoph Waltz por Django Livre como Melhor Ator Coadjuvante, vencendo o outro favorito Tommy Lee Jones, e foi a Academia mantendo o previsto, e eu acreditava que seríamos surpreendidos com o prêmio para Tommy Lee Jones.

As Aventuras de Pi começou a ganhar os prêmios técnicos com o de Melhor Fotografia e Melhor Efeitos Visuais, que realmente são impressionantes, levou ainda Melhor Trilha Sonora e Melhor Diretor para Ang Lee, mas foi surpreendido por Lincoln no Oscar de Melhor Direção de Arte, aliás, este seria o primeiro dos dois Oscars de Lincoln, que levou o de Melhor Ator para Daniel Day-Lewis, que foi aplaudido em pé e fez ótimas piadas com Meryl Streep que lhe entregou o prêmio.

Jennifer Aniston e Channing Tatum deram a Anna Karenina o Oscar onde era favorito Melhor Figurino, mas Os Miseráveis surpreendeu e levou Melhor Maquiagem, deixando o favorito Hobbit para trás, mas era apenas o começo da festa e das homenagens.

Entre um prêmio e outro, tivemos a homenagem aos 50 Anos de James Bond, uma homenagem merecida, e muito bem feita, em cima das músicas que sempre marcaram o cinema de James Bond, com belas imagens da série ao longo dos anos, mas realmente a música de Bond é algo diferente, marcante, ou como disseram, as músicas de Bond realmente são um gênero a parte no gênero musical e Shirley Bassey entrou para cantar Goldfinger, em belíssima performance aplaudida de pé. Uma homenagem justa aos filmes de James Bond e toda a sua história no cinema, que ainda levou Melhor Edição de Som, em um empate com A Hora Mais Escura, e obviamente Melhor Canção por Skyfall de Adele e Paul Epworth.

Logo depois Travolta anunciou a homenagem aos musicais e Catherine Zeta-Jones subiu ao palco com uma homenagem a Chicago, Jennifer Hudson entrou em seguida com And I Am Telling You de Dreamgirls, recebendo aplausos em pé, logo depois o elenco de Os Miseráveis entrou para cantar músicas do filme, uma belíssima performance também aplaudida de pé, de um filme que não teve o resultado esperado no número de indicações do Oscar, mas que acabou tendo uma boa performance na festa, já que além de Melhor Maquiagem, levou Melhor Mixagem e Melhor Atriz Coadjuvante para Anne Hathaway, totalizando 3 estatuetas.

E Jennifer Lawrence caiu na hora de subir para receber o Oscar de Melhor Atriz, um prêmio merecido para esta jovem atriz que tem um futuro imenso pela frente, o filme O Lado Bom da Vida vale e muito pela sua presença na tela, e mostra que a atriz está no caminho certo para se tornar uma atriz de ponta, uma vez que sabe escolher seus papéis e foge do cinema fácil. Apesar de eu achar que a academia daria o Oscar para Jessica Chastain, minha favorita era Jennifer Lawrence.

Um pouco antes foi a vez da Animação ser lembrada no Oscar com Paperman, da Disney, levando o prêmio de Melhor Curta de Animação e Valente da Pixar como Melhor Animação, sem nenhuma surpresa, Sem surpresa também foi o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, uma vez que Amor, gostei muito quando Michael Haneke subiu ao palco para agradecer ao prêmio, um grande diretor que já merecia ter levado o Oscar por A Fira Branca, mas enfim se fez justiça.

Demorou um pouco, mas foi em Melhor Montagem que Argo recebeu seu primeiro Oscar, logo depois veio o Melhor Roteiro Adaptado e finalmente o mais cobiçado da noite, o de Melhor Filme. Infelizmente ainda não consegui o filme, mas muitos conhecidos dizem que o filme é super valorizado, apesar de se tratar de um bom filme, aliás, meu favorito para o prêmio era Django Livre

E a mais bela da noite, Charlize Theron, chamou Quentin Tarantino ao palco para receber o Oscar, o diretor ainda pediu para a Orquestra parar de tocar enquanto agradecia ao seu merecido Oscar de Melhor Roteiro Original por Django, um filme que merecia muito mais sorte nesta noite, inclusive com a lembrança dele como melhor diretor, mas infelizmente ficou apenas com este e o de Melhor Ator Coadjuvante.

E para terminar este post tivemos os prêmios para Documentários e Curta, infelizmente não consegui ver ou ler sobre os Curtas de Ficção, mas o vencedor foi para o americano Curfew, já o Documentário em Curta Metragem foi para Inocente e Documentário de Longa Metragem foi para Searching For Sugar Man.
Resumindo o Oscar não teve nenhuma grande surpresa, porém Lincoln saiu com bem menos Oscar do que sonhava, porém por ter sido uma festa bem democrática, que dividiu bem seus prêmios,  Argo e As Aventuras de Pi foram os grandes vencedores de uma festa o primeiro com 3 estatuetas, entre elas a de Melhor Filme, e o segundo com 4 estatuetas, inclusive a de Melhor Diretor. E este blogueiro que escreve neste espaço acabou acertando 14 dos 21 palpites que deu, quem sabe o ano quem tenho mais sorte.
André C.

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts