Oscar 2013: Melhor Atriz

Oscar 2013: Melhor Atriz

Diferente do prêmio para Melhor Ator, o de Melhor Atriz tem duas candidatas com grandes chances de levar a estatueta amanhã, sem dizer que são duas atrizes que nos últimos anos despertaram o interesse da crítica e do público, pela beleza, talento e principalmente pela escolha dos seus trabalhos, e que as colocam no caminho certo para se entrarem definitivamente no patamar das grandes atrizes do cinema.

Quando Jennifer Lawrence concorreu ao Oscar de Melhor Atriz em 2011 pelo O Inverno da Alma, com apenas 20 anos parecia que seria só mais uma daquelas promessas que não dão certo, porém a atriz soube escolher seu caminho desde então e hoje está se consolidando como uma estrela da nova geração. Sendo muito mais que um rostinho bonito, Jennifer Lawrence fugiu do cinema fácil e foi corajosa em suas escolhas, por isso até quando ela faz uma comédia romântica a atriz dá ao filme o ponto certo entre drama e comédia, suas cenas com Bradley Cooper são o que fazem do filme O Lado Bom da Vida um filme diferente, por isso ela é uma das favoritas para o prêmio de amanhã, pois sua atuação é forte, dramática e envolvente.

Jessica Chastain começou a chamar a atenção apenas em 2011, depois de algum tempo na TV e com filmes menores, mas ao aparecer no controvérsio, mas ótimo A Árvore da Vida, a atriz deu o passo que faltava para a sua glória no cinema, e desde então vem escolhendo personagens fortes e que a trazem para o lugar onde está, de uma estrela em ascensão com um talento impressionante, que faz concorrer o Oscar pelo segundo ano consecutivo, mas desta vez com uma enorme chance de levar por seu papel no filme da diretora Kathryn Bigelow, já que ela é quem lidera a caçada ao terrorista mais odiado do EUA. Uma atuação que vem disputando com Jennifer Lawrence prêmio a prêmio a melhor atuação de 2012.

A indicação da francesa Emmanuelle Riva para Oscar é uma indicação como foi a de Fernanda Montenegro, uma grande atriz no seu país, no seu continente e que fez um trabalho maravilhoso, e que merece uma homenagem da Academia. Alguns podem até torcer para a ótima atriz francesa, porém a indicação dela realmente, na minha forma de ver, é uma homenagem da Academia a uma atriz sensacional, que tem no seu currículo filmes como Hiroshima Meu Amor e que tem um nome no cinema europeu e francês. Amor, realmente levará apenas o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro.

Naomi Watts tem uma atuação dramática em O Impossível, pois o diretor Juan Antonio Bayona usa e abusa da atriz fisicamente, e ela vai fundo nos dramas de uma mãe tentando proteger os filhos, pode não ser a melhor atuação das atrizes do Oscar, mas a atriz esta excelente ao se doar fisicamente e mentalmente a toda a história, realmente é uma atuação franca, forte e dramática, mas as suas chances amanhã são pequenas.

Quvenzhané Wallis estreou no cinema em 2012 e já teve sua primeira indicação ao Oscar, pois Hushpuppy é encantadora e atriz a cria com muita energia e otimismo, por isso seria ser otimista demais achar que ela venceria amanhã, mas já entrou para história como a atriz mais jovem a concorrer a categoria de Melhor Atriz. Que sua carreira seja tão maravilhosa como a sua indicação.

Está complicado, é uma categoria com duas francas favoritas, mas acho que Oscar vai deixar Jennifer Lawrence na espera mais uma vez e dar o Oscar para Jessica Chastain, até porque deve ser o único Oscar do filme da diretora Kathryn Bigelow. Assim temos como meus palpites para o Oscar o seguinte: As Aventuras de Pi com 3 estatuetas (Efeitos Visuais, Fotografia e Direção de Arte), Anna Karenina com 2 prêmios (Figurino e Trilha Sonora), Argo com 3 estatuetas (Melhor Roteiro Adaptado, Montagem e Edição de Som), Django com 1 estatueta (Roteiro Original), Os Miseráveis com 2 estatuetas (Mixagem de Som e Melhor Atriz Coadjuvante), Hobbit com 1 Oscar (Maquiagem), Valente como melhor animação, Amor 1 Oscar (Melhor Filme Estrangeiro), Lincoln 2 estatuetas (Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Ator), Paperman como melhor curta de animação e A Hora Mais Escura com 1 Oscar (Melhor Atriz).

Mas nesta categoria minha torcida estará para Jennifer Lawrence, por isso minha lista agora está assim: As Aventuras de Pi com 2 prêmios (Efeitos Visuais e Direção de Arte), Django Livre com 3 prêmios (Roteiro Original, Fotografia e Edição de Som), O Lado Bom da Vidacom 2 Prêmios (Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atiz), Os Miseráveis com 2 estatuetas (Figurino e Melhor Atriz Coadjuvante), Argo com 2 estatuetas (Montagem e Trilha Sonora), 007 – Operação Skyfall com 1 estatueta (Mixagem de Som), Hobbit também com 1 Oscar (Maquiagem), Detona Ralph como melhor animação, Amor 1 Oscar (Melhor Filme Estrangeiro), Lincoln 2 estatuetas (Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Ator) e Head Over Heels como melhor curta de animação.

Até,
André C.

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts