Oscar 2010: Melhor Filme

Oscar 2010: Melhor Filme

A Academia inovou na categoria, deixando os tradicionais 5 indicados e este ano indicou 10 filmes ao prêmio máximo da festa que acontece hoje a noite.

Alguns foram a favor e outros contra, inclusive eu, mas já que quem manda é a Academia, os 10 indicados deste ano são:

Avatar (James Cameron/Jon Landau) – Um dos grandes favoritos da noite, mas um dos filmes mais perfeitos tecnicamente deixa a desejar no quesito roteiro, por isso não seria o meu vencedor. Avatar ainda vem levando público e mais público ao cinema, e é o grande favorito da noite, mas para isso precisa que a Academia deixe seu tradicionalismo de lado com filmes mais fantasia e repletos de efeitos.

 

Um Sonho PossívelBlind Side (Gil Netter, Andrew A. KosoveBroderick Johnson) – O filme ainda não estreou por aqui, mas pelo que venho lendo o filme é um típico drama holywoodiano, sem muitas inovações, mas com uma atuação muito impressionante de Sandra Bullock. O filme segue a receita de bolo para comover o público e quem sabe a Academia. Por aqui estréia em 19 de março. E hoje, corre por fora, bem por fora, mesmo sendo um filme meio que feito para agradar público e a academia.

 

Distrito 9District 9 (Peter JacksonCarolynne Cunningham) – Para mim uma supresa em estar na lista, talvez seja o problema dos 10 filmes. Uma ficção que teve muita publicidade, mas que não agradou muito o público. Não vi, mas não deve ter muitas chances não.

EducaçãoAn Education (Finola Dwyer  e Amanda Posey) – O filme, que já estreou por aqui, é mais um que surpreendeu por ter sido bem recebido do público, Dizem que é tecnicamente perfeito, mas que falta algo na adaptação do texto de Nick Hornby. O que faz o filme especial é a atuação de Carey Mulligan. O estilo de filme realmente agrada a Academia, corre por fora, mas pode surpreender os favoritos sim.

Guerra ao TerrorThe Hurt Locker (Kathryn Bigelow, Mark Boal, Nicolas Chartier e Greg Shapiro) – A grande surpresa de 2009, Guerra ao Terror é um filme tenso e inesperadamente perfeito nos aspectos técnicos e de direção. Um dos favoritos da noite, mas só não é o meu preferido por causa do próximo filme da lista.

Bastardos InglóriosInglourious Basterds (Lawrence Bender) – Acho quase impossível a Academia premiar Bastardos como melhor filme, pois acho que ainda são muito tradicionalistas para entender a mente genial e insana de alguém como Tarantino. Uma grande realização, uma obra prima do diretor e do cinema.

PreciosaUma História de EsperançaPrecious (Lee Daniels, Sarah Siegel-Magness e Gary Magness) – Precisosa é um daqueles dramas que servem para mostrar que a minha, a sua e muitas vidas tem problemas, mas somos parte de um grupo privilegiado de vida. Vendo o trailer, a sinopse e as atuações das duas atriz principais do filme, podemos entender porque preciosa está aqui. É um drama sobre a vida, sofrimento e realizado de uma forma perfeita para agradar a Academia. E pelo que li merece todas as críticas positivas. Boas chances de surpreender.

Um Homem SérioA Serious Man (Joel Coen e Ethan Coen) – Um filme bem com a cara dos irmãos Coen, que mostram heróis que vivem em um drama cômico com dúvidas morais, mas que no final sempre aprendem a lição correta. Não vejo chances do filme conseguir um lugar ao sol hoje.

UP – Altas Aventuras (Jonas Rivera) – A melhor coisa de ver UP nesta lista é que é uma afirmação que os filmes de animação estão sendo vistos com outros olhos. É claro que ele só esta aqui porque a lista aumentou de 5 para 10, mas hoje não tem chance nenhuma de vencer, nesta categoria.

Amor Sem EscalasUp in the Air (Daniel Dubiecki, Ivan Reitman e Jason Reitman) – No fim de 2009 parecia ser o grande favorito ao Oscar, mas após Avatar e com a descoberta do público em geral do ótimo Guerra ao Terror, e pelo fracasso no Globo de Ouro, o filme perdeu as suas forças, mas ainda aparece na lista por ser um filme agrável e muito bem realizado, mas acho que suas chances são pequenas no momento.

Bem, em um ano com 10 filmes, o Oscar tem dois grandes favoritos: Avatar e Guerra ao Terror, mas alguns filmes que podem surpreender como Preciosa e Educação.

Favoritos: Avatar e Guerra Ao Terror
Torcerei: Bastardos Inglórios, mas com Guerra ao Terror sendo minha segunda torcida.

3 thoughts on “Oscar 2010: Melhor Filme

  1. se ‘avatar’ levar o oscar de melhor filme é por puro hype. não há nada nele que justifique uma indicação, quanto mais o prêmio em si.

    ‘guerra ao terror’ é anos luz melhor.

  2. Renata

    UP deveria ter levado! :-(

  3. Andre C.

    @ The Dude: Realmente concordo que Avatar não deveria levar,como nào levou, mas ainda acho que Bastardos foi esquecido pela academia.

    @Renata, ainda não sei se a Academia já está preparada para dar o melhor filme para uma animação, mas UP teve uma ótima noite com dois prêmios.

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts