Oscar 2010: Filme Estrangeiro

Oscar 2010: Filme Estrangeiro

O Brasil está de fora da briga do Oscar 2010, uma vez que indicou o fraco Salve Geral para o prêmio, e também acredito que estaremos fora do ano que vem, pois cá entre nós, Lula, o Filho do Brasil, deverá ser o indicado deste ano, só isso e a campanha presidencial explicam a chegada do filme exatamente no primeiro dia do ano.

Deixando o Brasil de lado a Academia conseguiu eleger 5 filmes bem diferentes e que estão conseguindo elogios em todos os lugares. Como está virando regra no Oscar deste ano, não tive a oportunidade de ver muito dos filmes, mas obviamente tenho o meu preferido, A Fita Branca.

E não só por ter sido o único que eu assisti, mas por considerar o filme um dos mais bem feitos, tensos e com uma violência oculta agonizante que já tive a oportunidade de ver. É difícil um filme conseguir ter uma violência, uma tensão, apenas nos detalhes e no silêncio, na ausência de cores e da música.

Lendo outros sites sei que o argentino O Segredo dos Seus Olhos e o peruano Teta Assustada, são favoritos juntos com o filme de Michael Haneke, mas não me surpreenderia se a Academia surpreendesse a todos e desse o prêmio para outro dos concorrentes, como fez em 2009, onde Valsa com Bashir e Entre Os Muros da Escola eram os favoritos e quem levou foi A Partida.

Os concorrentes são: O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos – Argentina), Teta Assustada (La Teta Asustada – Peru), O Profeta (Un Prophète – França), Ajami (Israel) e A Fita Branca (Das weisse BandEine deutsche Kindergeschichte – Alemanha/Áustria)

Favoritos: A Fita Branca, O Segredo dos Seus Olhos e Teta Assustada
Torcerei por: A Fita Branca

Até,
André C.

One thought on “Oscar 2010: Filme Estrangeiro

  1. Não assisti nenhum dos indicado a melhor filme estrangeiro, mas acho que A Fita Branca leva, até mais.

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts