Um Dia

Um Dia

O grande problema de Um Dia é o vazio do roteiro, em que nenhum momento vai fundo na vida dos seus personagens, e cria uma história de amor e amizade sem a força necessária para durar tantos anos e emocionar ou final do filme. O que acaba se salvando no filme é uma bela fotografia de Londres e de Paris, e a presença sempre agradável da belíssima Anne  Hathaway.

A diretora Lone Scherfig (Educação) até tenta repetir em Um Dia o sucesso com seu último, mas infelizmente ela não foi ajudada pelo roteiro do escritor David Nicholls, que adaptou seu próprio livro para o cinema. O roteiro me parece muito superficial, pois os dois personagens acabam se encontrando ano após anos, mas em nenhum momento parecem sofrer transformações significativas na personalidade, parecem exatamente os mesmos que se formaram e quase transaram anos antes,

E por isso mesmo é complicado a gente acreditar em uma paixão tão grande entre os dois personagens, apesar do esforço da dupla principal em criar uma química entre eles com personagens tão pequenos. É uma pena, ainda mais que Anne  Hathaway  tenta de todas as formas dar mais força e conteúdo para sua Emma, mas nem o talento e a beleza impressionante da atriz salvam sua personagem do básico.

O mesmo acontece com o personagem de Jim Sturgess, que vai muito bem como um homem que não cresceu o suficiente com todos os problemas que teve, ou como disse Emma, simplesmente é um mimado. Jim Sturgess faz bem o seu papel de um irresistível galanteador, mas também falta a ele conteúdo, nem suas historias com a mãe e o pai salvam o personagem. Uma pena.

Infelizmente não li o livro que deu origem ao filme, mas o que concluo é que foi realmente uma pena que o filme não conseguisse construir uma história de amor mais forte, e desse ao seu elenco principal um filme com mais alma, mais força, pois era preciso uma história de amor mais forte, para que o filme emocionasse como se deseja em seu final.

O filme é apenas uma tentativa sem força de fazer um filme romântico e inesquecível, mas é no final ele é completamente diferente dos objetivos iniciais.

Até,
André C.

Um Dia (One Day – 2011)
Sinopse: Dexter e Emma se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dexter e Emma levam vida completamente diferentes, porém todo dia 15 de julho eles tentam manter contato de alguma forma.
Direção: Lone Scherfig
Roteiro: David Nicholls baseado em seu próprio livro.
Elenco: Anne Hathaway (Emma), Jim Sturgess (Dexter), Tom Mison (Callum), Patricia Clarkson (Alison), Romola Garai (Sylvie) e Rafe Spall (Ian).

Nota Filme: 1.5

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts