Coco Antes de Chanel

Coco Antes de Chanel

Coco Antes de Chanel é um filme certinho, bonitinho e bem vestido, mas não passa disso.

A diretora Anne Fontaine fez um filme praticamente impecável na parte técnica, apoiada em um belíssimo figurino (indicado ao Oscar), uma direção de arte de alto nível para um filme de época e uma belíssima fotografia, porém em nenhum momento a diretora e o seu roteiro, baseado no livro de Edmonde Charles-Roux, conseguem nos passar emoção ou certo afeto com a órfã Gabrielle Chanel (Audrey Tautou).

Talvez, em minha opinião, o maior problema do filme foi justamente não provocar emoções em quem assiste e a causa disso talvez tenha sido querer separar ou esconder a Coco Chanel de sucesso e de um nome que mudou a cultura da moda, e focar apenas numa pobre menina que tinha suas convicções, que amou e sobre aproveitar o que seus homens poderiam lhe dar, mas faltou algo que nos fizesse torcer pelo sucesso (já sabido) da protagonista. Faltou alguma coisa para que sentíssemos uma ligação com a personagem e fizesse desta biografia algo a altura do poder que Coco Chanel teve no mundo, e não só na moda.

Li em algumas revistas na época do lançamento do filme que faltou carisma e força a atuação de Audrey Tautou, como se sabe sou fã da atriz, e acho que ela esteve bem e deu uma personalidade forte a Coco Chanel, mas como o filme focou demais nos romances da estilista (cansando em certos momentos) Audrey Tautou não pode fazer mais o que fez, e é assim, uma das boas coisas do filme.

O elenco de apoio masculino está muito bem, destaque para Benoît Poelvoorde como o barão dono de um romance conturbado com Coco, aliás, foi ele quem deu a Gabrielle o apelido de Coco.

Como disse no começo do post o filme é muito bem feito e tem uma ótima aparência, mas é só, o roteiro dá voltas no mesmo lugar, transformando a história da estilista em uma história de romance de idas e vindas. Um filme que não vai a lugar nenhum e que não soube nem aproveitar a forma como Coco vai trocando seu estilo e suas roupas. O roteiro bem fraco faz com que o filme não trate com devida precisão a biografia da estilista.

Até,
André C.


Coco Antes de Chanel (Coco avant Chanel – 2009)
Direção: Anne Fontaine
Roteiro: Anne Fontaine e Camille Fontaine baseado em livro de Edmonde Charles-Roux
Figurino: Catherine Leterrier
Elenco: Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola, Marie Gillain e Emmanuelle Devos

Nota Filme: 2.5

One thought on “Coco Antes de Chanel

  1. Vou ver pelos figurinos… 😉

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts