36 (36 Quai des Orfèvres)

36 Quai des OrfèvresVou começar avisando: Aos revoltadinhos ou preconceituosos sobre cinema europeu, por favor, nem se dêem ao trabalho de ler este post.

Dito isto, vamos ao que interessa. Este filme francês conseguiu juntar o estilo de fotografia americano com o script (história) europeu. Isso sem as exageradas explosões dos carros.

Antes que os mais espertinhos falem sobre a diferença entre estória e história já aviso: O filme é totalmente baseado em fatos reais (com óbvias mudanças e misturas dos fatos/personagens, tanto por respeito às pessoas bem como para evitarem processos, visto que retrata problemas que ocorreram com a alta cúpula da polícia francesa.

O filme é baseado sobre 2 personagensDaniel Auteuil como Léo Vrinks – chefe da BRI (Brigade de recherche et d’intervention ou Esquadrão de Pesquisa e Intervenção);  Gérard Depardieu como Denis Klein – chefe da BRB (Brigade de Répression du Banditisme ou Esquadrão Crime Organizado).

Os 2 são grandes líderes, investigadores e lutam pelo mesmo objetivo: Cargo de Chefe de Polícia. Porém pelas razões diferentes. Enquanto Vrinks almeja o cargo por ter mais liberdade e apoio para suas táticas pouco ortodoxas, Klein quer o cargo pelo poder.

E o que decide a “promoção” seria uma onda de ataques e roubos a carros fortes/bancos, deixando mortos e destruição em cada ataque. Por que seria? Porque o filme por retratar muito da vida real, não poderia ser simples. Ambos tentam controlar os eventos do dia–a-dia, o que invariavelmente acabam por controlá-los.

O filme possui ação, drama, conflitos morais e vinganças. Inclusive este é um dos pontos do filme. Lembra o famoso “Toda ação gera uma reação”.

Classificação? No meu critério como:
– ação: Alucinantee

– enredo/história:  Sonhooo.

Ou seja, quem não ver este filme, ou é muito ocupado ou enjoado.

PS.: Aos mais curiosos, recomendo que (apenas após verem o filme) acessem este site clicando aqui, e vejam a reportagem sobre o mesmo. Vocês poderão ficar sabendo dos detalhes reais e das pessoas que serviram de modelo para os personagens do filme.

Quaqua

Para entender minha classificação, clique aqui.
_____________

Sinopse: Em Paris, por quase 18 meses um grupo de assaltantes provocou 9 mortes e roubou quase 2 milhões de euros. Robert Mancini (André Dussollier), o diretor da polícia, que foi indicado para um importante cargo, decidiu que seu sucessor será um dos seus auxiliares mais diretos: Léo Vrinks (Daniel Auteuil), que é chefe da BRI, e Denis Klein (Gérard Depardieu), que comanda a BRB. Aquele que desbaratar esta quadrilha será seu substituto, se tornando o chefe da 36. Acontece que sempre houve uma rivalidade entre a BRI e a BRB, principalmente por causa de Klein, e dois policiais que já foram grandes amigos agora se tornaram rivais. Para vencer eles tentam controlar os fatos, mas às vezes os fatos os controlam.

Título Original: 36 Quai des Orfèvres
Gênero: Policial/Ação/Aventura
País: França
Ano de Produção: 2008
Tempo de Duração: 106 minutos
Lançamento na França: 24/11/2004
Direção: Olivier Marchal
Roteiro: Dominique Loisseau, Frank Mancuso, Olivier Marchal e Julien Rappeneau

Elenco: Daniel Auteuil (Léo Vrinks), Gérard Depardieu (Denis Klein), André Dussollier (Robert Mancini), Roschdy Zem (Hugo Silien), Valeria Golino (Camille Vrinks), Daniel Duval (Eddy Valence) e Francis Renaud (Titi Brasseur)

Comments

comments

2 Comments

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


3 + 4 =