Para Sempre Lilja (Lilja 4-ever)

Para Sempre Lilja (Lilja 4-ever)

liljaSinopse: Lilya (Oksana Akinshina) vive miseravelmente na Rússia após sua mãe mudar com o namorado para os Estados Unidos. Sua única companhia é seu amigo Volodja (Artyom Bogucharsky). Para sobreviver, ela começa a se prostituir e assim conhece Andrei (Pavel Ponomaryov), que está de mudança para a Suécia e convida Lilya para acompanhá-lo, com a promessa de uma vida nova e melhor.

Título Original: Lilja 4-ever
Gênero: Drama
País:  Suécia/Dinamarca
Tempo de Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento (Suécia / Dinamarca): 2002
Direção: Lukas Moodysson
Roteiro: Lukas Moodysson
Elenco: Oksana Akinshina (Lilya), Artyom Bogucharsky (Volodya), Lyubov Agapova (Mãe de Lilya), Liliya Shinkaryova (Tia Anna), Elina Benenson (Natasha) e Pavel Ponomaryov (Andrei)

___________________________ 

Filme pesado?! Talvez não seja bem a palavra!
Filme forte? Também não sei se é a definição, pois se trata de um filme triste, sobre a tristeza de vermos nossos sonhos irem embora.
O filme vale principalmente pela jovem atriz Oksana Akinshina, que tem uma atuação digna de uma atriz veterana, e olha que ela tinha apenas 15 anos. Nascida em 1987, a atriz dá um show de interpretação, por isso foi indicada a prêmios na Europa.
É comovente ver a maneira como ela nos passa a visão de uma vida de poucas alegrias, mas de muita esperança e a maneira de como era estar se prostituindo, mesmo contra sua vontade e seus princípios, mas a necessidade de viver.
Como falei em esperança, é justamente nesta esperança, nestes sonhos que Lilja possui que a história se passa, é a mudança de cabeça de uma menina sonhadora que se vê abandona e traída pela mãe e pela tia, uma menina que cai de pára-quedas no meio da vida. E justamente por ter sonhos de menina que o filme mostra como é fácil iludir os mais necessitados, ou aqueles que procuram um ombro amigo.
Outra boa atuação e do menino Artyom Bogucharsky, que vive uma espécie de anjo protetor de Lilja, pois é o único que a ama de verdade, é o único amigo que lhe dá carinho e lhe quer o bem. Uma pessoa que como Lilja foi abandonado, mas que tem o sonho de ficar para sempre com aquela menina.
É, pode ser um filme forte, mas não é chocante, pois o diretor Sueco Lukas Moodysson não quis se aprofundar no problema de prostituição de menores, pois ele quis mostrar mais o sofrimento, o fim dos sonhos e o fim da esperança de uma menina pela vida, justamente por mostrar o fim da esperança de duas crianças é que o filme pode ser considerado forte, mas com certeza é um filme muito triste.

Até,
André C.
___________________________
Nunca foi tão fácil falar de um filme.
Filme extremamente triste, começa triste, e vai piorando, piorando até você não querer mais ver tanta tristeza na tela. Nestas horas me pergunto: Se cinema é diversão, é para nos fazer sonhar num mundo de faz de conta, qual é o motivo de fazerem um filme assim?
Só pode ser para fazer namoradas chorar e para a gente pensar um pouco antes de reclamar da vida.
Só para isso que serviu este filme, nem vou classificar ele como chato, pois ele não consegue ser chato, pois a tristeza brota da TV e domina tudo.
Se você acha que sua vida é uma droga veja, mas caso contrário evite, vai te deixar triste e fazer você agüentar alguns minutos ou horas de choro da sua namorada.

Abraços,
Alexandre Q.

5 thoughts on “Para Sempre Lilja (Lilja 4-ever)

  1. Karla

    Nunca conheci ninguém que tivesse visto este filme! Também achei chato, mas como sou casada com um Sueco, ele me fez ver.
    Adorei o Blog

  2. GO!

    Difícil de acreditar que ainda hajam pessoas insensíveis o bastante pra não ver a beleza desse filme. Caso você não saiba, o cinema é arte e arte não é apenas entretenimento barato como as comédias românticas que gente como você deve estar acostumado a ver.

  3. […] pertinente porque, enquanto eu procurava informações sobre a produção, acabei encontrando um comentário no mínimo curioso sobre Lilya e, de um modo geral, sobre o que filmes como ele representam dentro […]

  4. Paloma

    Quem não entende de cinema só pode achar chato mesmo.Deve estar ocupado assistindo o besteirol americano.Cinema é arte e muito mais do que imagens ele nos traz mensagens e reflexões,nos passa algo.E esse não poderia deixar de ser um excelente filme!Lilja representa os nossos sonhos perdidos.

  5. […] pertinente porque, enquanto eu procurava informações sobre a produção, acabei encontrando um comentário no mínimo curioso sobre Lilya e, de um modo geral, sobre o que filmes como ele representam dentro […]

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts