Um Ato de Liberdade

Um Ato de Liberdade

Um Ato de Liberdade é um bom filme, eu gostei, mas parece que faltou alguma coisa para ele ultrapassar a linha que separa os bons filmes sobre a segunda guerra e se tornar um filme marcante, épico.

O filme tem tudo que um filme sobre a segunda guerra precisa, uma ótima história verídica, um elenco em grande desempenho e uma trilha sonora de se tirar o chapéu, mas o diretor Edward Zwick não ousou na direção.

Fiquei com a impressão clara que ao mesmo tempo em que Daniel Craig, Leiv Schreiber e Jamie Bell se esforçavam e davam uma atuação surpreendente ao filme, o diretor não ousava e não tentava dar ao filme um ar mais agressivo. Talvez o medo de errar ou de exagerar, fez com que Edward Zwick fizesse um filme todo amarradinho, certinho, com clichês e que não tivesse a ambição que os atores tinham.

Quero deixar claro que a direção de Zwick é precisa, mas faz com que o filme seja apenas mais um bom filme sobre a segunda guerra, por seguir uma cartilha, um script pré-definido Zwick deixa a ambição de lado e faz apenas um filme exato.

Voltando ao elenco, além das boas atuações de Daniel Craig e Leiv Schreiber, destaco a ótima presença de Jamie Bell (Billy Elliot), pois dá um ar mais humano e ao mesmo tempo forte ao jovem Asael. Jamie Bell é com certeza uma grande promessa do cinema inglês.

Vale lembrar a pequena participação Mia Wasikowska.

Ah! Não posso terminar este post sem falar da maravilhosa trilha sonora do sempre competente de James Newton Howard, que foi a única lembrança do Oscar para o filme. A música é perfeita e nos momentos certos, sendo um elemento importantíssimo para o filme.

Um Ato de Liberdade (Defiance – 2008)
Direção: Edward Zwick
Roteiro: Edward Zwick e Clayton Frohman baseado no livro Defiance: the Bielski Partisans de Nechama Tec.
Elenco: Daniel Craig, Liev Schreiber, Jamie Bell, Alexa Davalos, Allan Corduner, Mark Feuerstein, Tomas Arana e Mia Wasikowska.

Nota Filme: 3.0

One thought on “Um Ato de Liberdade

  1. O problema é que Zwick não é exatamente um diretor talentoso, ele não sabe imprimir uma marca forte em seus filmes. Dito isso, esse é um filme que espeor algu mdia ver.

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts