Operação Valquíria

Operação Valquíria

operacao-valquiriaComo transformar uma história que todos sabem o final em um bom filme?!

Pegar um grande astro? Com certeza!

Pegar um diretor que já soube lidar com vários tipos de público, até fãs mais exigentes de quadrinhos?! Sim, uma ótima idéia!

Ter um roteiro que saiba trabalhar o que todos já sabemos?! Sim, fundamental. Muito mais essencial que os dois acima.

E se juntarmos os três? Bem, temos um bom filme, envolvente, bem escrito, bem dirigido e com um astro de prestígio, e sim, é isso que concluo de Operação Valquíria.

Assim como Titanic, o filme é baseado em acontecimentos históricos que todos sabem o final, mas se lá uma história de amor salvou o filme da mesmice, aqui a história que nos sustenta são os motivos que levaram pessoas que juraram fidelidade a Hitler ir contra ele, cada uma com seu interesse próprio, com seu medo particular, mas todos com uma única idéia parar Hitler antes que a Europa acabe, e o roteiro de Christopher McQuarrie e Nathan Alexander sustenta isso e ainda gera certa tensão no ar.

Não sou crítico de cinema, sou apenas um cinéfilo, que vê os mais diferentes tipos de filmes e me pergunto, porque o filme foi tão criticado pela crítica em geral? Pode não ser uma obra-prima, mas é sim um grande filme.

A começar pelo elenco, perfeito, mesmo Cruise que hoje é mais lembrado por promover sua religião, está bem. Arrogante quando precisava ser e até um pouco medroso e hesitante, quando assim pedia. O excelente Bill Nighy, em uma papel sério e de extrema profundidade, quando fica em dúvida se deve ou não trair Hitler e seguir um rapaz, hesita pela sua vida se algo estivesse errado. Tom Wilkinson nem merece ser comentado, pois não tenho como descrever uma atuação como a dele, soberba.

Sem dizer nas pequenas particpações de Kenneth Branagh e Terence Stamp, e nas boas presenças de Christian Berkel e Carice van Houten do ótimo A Espiã!

A direção precisa de Bryan Singer, que depois de um longo tempo cercado de heróis, faz um filme praticamente perfeito no quesito histórico, com um tom meio documental e sem deixar a tensão que o roteiro trabalhou tão bem se perder. O filme é tenso, envolvente, desde o início quando ainda só nos apresenta os personagens históricos. Synger se mantém preciso e correto durante todo o filme.

E como já deu para perceber o roteiro de de Christopher McQuarrie e Nathan Alexander é o grande responsável pelo filme, pois como já disse consegue trazer tensão, curiosidade a um fato histórico que sabemos que deu errado, mas mesmo assim os roteiristas trabalharam tão bem a trama que mesmo com alguns toques holywoodianos o filme ainda é um suspense de primeira.

Pergunto novamente, o que aconteceu para crítica reclamar tanto do filme? Seria porque esperavam um filme com mais cara de Oscar?! Talvez até fosse a pretensão de Cruise e Synger, mas como um cinéfilo acho que assim foi bem melhor, um filme sério, tenso e envolvente sobre a guerra.

Admito que fiquei curioso para ver as outras versões do filme, principalmente a versão alemã para TV de 2004, mas infelizmente acho que ficarei apenas na curiosidade, pois já passou no telecine.

Até,
André C.
_____________

Sinopse: 2ª Guerra Mundial. Claus von Stauffenberg é um coronel que retorna à Alemanha gravemente ferido, devido à guerra na África. Ao chegar ele se envolve em uma conspiração para acabar com o governo local, que tem por objetivo matar Adolf Hitler. O objetivo do grupo é pôr em prática a Operação Valquíria, um plano já existente que prevê a implementação de um governo que conduza a Alemanha após a morte de seu líder. Aos poucos o coronel Claus ganha destaque na organização, sendo encarregado para que cometa o assassinato de Hitler.

Título Original: Valkyrie
Gênero: Guerra/Drama
País: EUA/Alemanha
Ano de Produção: 2008
Tempo de Duração: 121 minutos
Lançamento no Brasil: 13/02/2009
Direção: Bryan Singer
Roteiro: Christopher McQuarrie e Nathan Alexander

Elenco: Tom Cruise (Coronel Claus von Stauffenberg), Kenneth Branagh (General Henning von Treschkow), Bill Nighy (General Friedrich Olbricht), Tom Wilkinson (General Friedrich Fromm), Carice von Houten (Nina von Stauffenberg), Thomas Kretschmann (Major Otto Ernst Remer), Terence Stamp (Ludwig Beck), Eddie Izzard (General Erich Fellgiebel), Kevin McNally (Dr. Carl Goerdeler), Christian Berkel (Coronel Mertz von Quirnheim), Jamie Parker (Tenente Werner von Haeften) e David Bamber (Adolf Hitler)

0 thoughts on “Operação Valquíria

  1. Também vi este filme.

    Vou dizer algumas coisas:
    Achei o filme interessante pelo fato histórico, nada mais; a atuação do marido da Katie Holmes foi boa, mas não posso dizer que foi ótima.
    O André também comentou sobre o filme alemão de mesmo nome. Nos dias em que o filme estrelado pelo Tom Cruise estreou no cinema, tive a oportunidade de ver o filme “original” no canal History Channel (sim, é isto mesmo que você leu). Posso dizer que a história é praticamente a mesma, inclusive as falas chegam a ser repetitivas.
    Sugiro que se vir um, espere um tempo para ver o outro.

    Sinceramente, eu recomendaria o filme pelo fato histórico, somente.

    É isso.
    J.D.

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts