Quem Quer Ser Um Milionário? – Slumdog Millionaire

Quem Quer Ser Um Milionário? – Slumdog Millionaire

quem-quer-ser-um-milionario Normalmente quando deixamos para ver um filme que já foi elogiado por várias pessoas, como pela Kamila do Cinéfila Por Natureza, e ainda este filme ganhou 8 Oscars e foi a grande sensação da maior festa do cinema, você senta para assistir meio desconfiado, pois suas expectativas para com o filme são as melhores possíveis, e o que normalmente acontece, a gente acaba se decepcionando.

Porém, não foi o que aconteceu nesta linda fábula sobre o destino, a vida, esperança, otimismo e o amor dirigida de forma magistral por Danny Boyle.

O que vemos na tela é a quase perfeição entre roteiro, direção, atuação, som, fotografia e edição, aliás, tirando a parte de atuação as outras foram premiadas com o Oscar.

O roteiro é muito simples, mostra a vida de Jamal Malik e todos os acontecimentos que levaram ele até o programa Quem Quer Ser Um Milionário? E em flashbacks ele vai contando, ou nos mostrando, como as respostas das perguntas apareceram na sua vida, as vezes de forma trágica e as vezes em busca do amor. E engana-se quem pensa que ele está ali pelos 20 milhões de Rupias, ele está ali por acreditar que na vida é possível viver de amor.

E com este roteiro simples, falando da busca do amor, do destino, da esperança e do otimismo que na vida tudo pode melhorar, que Danny Boyle nos presenteia com uma das mais perfeitas edições do cinema, tudo é muito bem montado, a maneira como somos apresentados a Jamal, tentando na polícia provar que sabia realmente as respostas e no final nos mostrando que Jamal passou a ser uma espécie de Deus, que o povo via nele, um simples assistente de Telemarketing, a esperança de que a vida pode melhorar.

Obviamente só com esta edição que os flashbacks funcionaram perfeitamente com o roteiro, vão se encaixando nas horas e nos fazem viver ainda mais entusiasmado a história de Jamal, e é justamente isso o ponto máximo do filme, pois ele nos leva acreditar naquela luta de Jamal pelo amor, nos deixa entusiasmado e nos enche de otimismo para seguir a vida com mais alegria, mais amor e muito mais paz com a gente mesmo.

A atuação do elenco infantil é impressionante. Desde que somos apresentados as duas crianças, Salim e Jamal, já vemos uma diferença clara de personalidades, sendo que Salim tem um ar todo de Dadinho/Zé Pequeno de Cidade de Deus, aliás, falando em Cidade Deus, o filme possui muitos pontos similares, mas enquanto um mostra que a vida é difícil e quase impossível de se melhorar, o outro nos mostra a vida com otimismo.

Falando em otimismo, muitos acreditam que o Oscar foi dado ao filme pelo momento que ele apareceu, pois o mundo inteiro vive uma onda de pessimismo, crise e falsas esperanças, e o filme mostra totalmente o contrário, que a vida vale a pena e que o amor e a esperança são os alicerces de tudo, porém não é só por causa do momento, o filme é uma história magnífica.

Mas se me perguntarem se ele mereceu o Oscar de melhor filme?! Vou dizer que entre os que já vi, com certeza, mas que ainda acho que O Lutador foi o grande injustiçado do Oscar, claro, parece contradição, pois elogiei o filme um monte e agora falo que O Lutador foi injustiçado, são filmes completamente diferentes, mas O Lutador me conquistou de uma maneira singular.

Recomendo a todos, um grande filme para se ver, pensar e viver.

Até,
André
___________________________

Sinopse: Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV “Quem Quer Ser um Milionário?“. Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.

Título Original: Slumdog Millionaire
Gênero: Drama
País: EUA/
Ano de Produção: 2008
Tempo de Duração: 120 minutos
Lançamento no Brasil: 06/03/2009
Direção: Direção: Danny Boyle
Roteiro: Simon Beaufoy, baseado em livro de Vikas Swarup

Elenco: Dev Patel (Jamal K. Malik), Ayush Mahesh Khedekar (Jamal K. Malik – criança), Tanay Chheda (Jamal K. Malik – jovem), Freida Pinto (Latika), Rubiana Ali (Latika – criança), Tanvi Ganesh Lonkar (Latika – jovem), Madhur Mittal (Salim), Azharuddin Mohammed Ismail (Salim – criança), Ashutosh Lobo Gajiwala (Salim – jovem), Chirag Parmar (Arvind – criança)

3 thoughts on “Quem Quer Ser Um Milionário? – Slumdog Millionaire

  1. […] que eu falei em edição e montagem, e elogiou o trabalho feito pelo Danny Boyle no Quem Quer Ser Um Milionário?, coloquei esta cena que é um trabalho primoroso de edição, pois esta cena, com a montagem, a […]

  2. […] Boyle volta aos cinemas depois do extrondoso sucesso de Quem Quer Ser Um Milionário? Com um filme baseado em fatos reais sobre o alpinista Aron Ralston, que ficou 127 horas perdido […]

  3. […] ou recomeçar, aliás, o que o filme trata de verdade é o fato do qual o personagem de Dev Patel (Quem Quer Ser Um Milionário) repete o filme todo: se não deu certo é porque não acabou; É justamente isso que o filme […]

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts