Quando Você Viu Seu Pai Pela Última Vez?

Quando Você Viu Seu Pai Pela Última Vez?

Se você é emotivo e tem um lado sentimental que vive a flor da pele, só pelo título deste filme, já sabe que pode preparar o lenço, porém o filme não apela totalmente para o lado sentimental, mas ele está lá e devagarinho vai tomando conta da tela.

Percebemos desde o começo do filme que o diretor tailandês Anand Tucker quer emocionar, mas antes disso que mostrar o relacionamento entre pai e filho, em todos os seus momentos, desde aqueles que ainda menino sentimos orgulho do nosso herói até aquela hora em que percebemos, já mais velhos, que nosso pai não era aquele herói infalível que criamos na infância.

Usando closes, principalmente dos olhos de pai e filho, com uma câmera que se aproxima ou se afasta em câmera lenta, o diretor vai passeando por estas lembranças e misturando-as com o momento atual entre pai e filho. Os closes nos olhos, nos passam uma emoção, que por mais que um não sinta no outro, existe, mas este efeito não seria possível se não fosse a grande atuação de Jim Broadbent.

Jim Broadbent como o pai é a melhor parte do filme, pois por mais que tente demonstrar um ser descaso com o filho, uma arrogância, mas ali no fundo, você percebe que por mais defeitos que ele tinha, ele amava o filho. Um trabalho primoroso do ator.

Colin Firth e Matthew Beard fazem um ótimo trabalho como Blake, principalmente Matthew Beard que passa os momentos mais complicados com seu pai, ainda mais no momento em que crescia, descobria as mulheres e os prazeres da vida.

Falando em mulheres Matthew Beard parece não ter sorte com Carey Mulligan mesmo, assim como em Educação, aqui ele não tem sorte com ela. Aliás, Carey Mulligan faz uma ponta iluminada no filme.

No final, quando os lenços serão necessários, o filme nos passa uma excelente visão da vida e de relacionamentos com nossos pais. Podemos idolatrar ou odiar, ser amigo ou inimigo. Podemos ficar tempos longe, distante ou ser bem próximo. Sejam brigas bobas ou aquelas necessárias. Podem existir mentiras, falhas e erros, mas não interessa, já que no final ele sempre será seu pai, e por mais que várias coisas doam, no final a dor é ainda maior.

Vale lembrar que o filme é uma história real.

Até,
André C.


Quando Você Viu Seu Pai Pela Última Vez?(When Did You Last See Your Father? – 2007)
Direção: Anand Tucker
Roteiro: David Nicholls baseado em livro de Blake Morrison
Elenco: Jim Broadbent, Colin Firth, Juliet Stevenson, Gina McKee, Sarah Lancashire, Elaine Cassidy, Matthew Beard e Carey Mulligan

Nota Filme: 3.5

One thought on “Quando Você Viu Seu Pai Pela Última Vez?

  1. Xiii, me conheço: vou precisar ficar com os lenços de papel à mão quando assistir… O que não é uma má coisa!

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts