O Banheiro do Papa

O Banheiro do Papa

bano_del_papaAssisti O Banheiro do Papa estes dias e assisti sabendo dos vários elogios que a co-produção Uruguai, Brasil e França recebeu e concordo com a maioria destes elogios.

O Banheiro do Papa é um excelente filme sobre a vida, sobre as desilusões, otimismo, sonhos e vida. Ao conhecermos a família de Beto (César Trancoso) vemos ali diversos sonhos e desejos: a mãe que quer que a filha tenha o que ela não teve, mas a filha quer muito mais, sonha alto. O pai que sonha em crescer nas suas viagens para lá e para cá com uma moto e assim vai. Sonhos que todos temos, para viver a vida.

O filme poderia ser bem maior do que é, mas parece que o otimismo e os sonhos de Beto, não estavam presentes em alguns momentos na ótima direção de César Charlone e Enrique Fernández. Os dois diretores tiveram uma estréia com o pé direito, mas em alguns momentos o filme se apequena e se torna quase comum, ainda bem que foram alguns poucos minutos que isso aconteceu, o que não comprometeu o resultado final.

O elenco está muito bem, principalmente César Trancoso e Virginia Mendez. César é um excepcional ator e que nos faz ser simpático ao seu Beto, mesmo que alguns momentos ele não seja a pessoa mais perfeita para se gostar. E Virginia Mendez consegue nos tirar a atenção de César quando aparece na tela de forma natural. Aliás, o casal é uma das ótimas coisas do filme!

Vale a pena conferir O Banheiro do Papa, uma excelente drama com toques de comédia, mas repleto de particularidades da vida.

Até,
André C.

_____________
Sinopse: 1998, cidade de Melo, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. O local está agitado, devido à visita em breve do Papa. Milhares de pessoas virão à cidade, o que anima a população local, que vê o evento como uma oportunidade para vender comida, bebida, bandeirinhas de papel, souvenires, medalhas comemorativas e os mais diversos badulaques. Beto (César Trancoso), um contrabandista, decide criar o Banheiro do Papa, onde as pessoas poderão se aliviar durante o evento. Mas para torná-lo realidade ele terá que realizar longas e arriscadas viagens até a fronteira, além de enfrentar sua esposa Carmen (Virginia Mendez) e o descontentamente de Silvia (Virginia Ruiz), sua filha, que sonha em ser radialista.

Título Original: El Baño del Papa
Gênero: Drama
País: Uruguai / Brasil / França
Ano de Produção: 2007
Tempo de Duração: 97 minutos
Lançamento na França: 21/05/2007 (Cannes)
Lançamento no Uruguai: 03/08/2007 (Montevideo)
Lançamento no Brasil: 30/09/2007 (Festival do Rio)
Direção: César Charlone e Enrique Fernández
Roteiro: César Charlone e Enrique Fernández
Prêmios: 5 Kikitos de Ouro no Festival de Gramado: Melhor Filme – Júri Popular, Melhor Ator (César Troncoso), Melhor Atriz (Virginia Mendez), Melhor Roteiro e Prêmio da Crítica.
Elenco: César Trancoso (Beto), Virginia Mendez (Carmen), Virginia Ruiz (Sílvia), Mario Silva (Valvulina), Henry de Leon (Nacente), Jose Arce (Tica), Nelson Lence (Meleyo), Rosario dos Santos (Teresa), Alex Silva (Gordo Luna) e Baltasar Burgos (Capitão Alvarez)

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts