Namorados Para Sempre

02_film1_blue_valentine

Deixo claro que quem for ver Namorados para Sempre pensando que será um daqueles filmes românticos e inesquecíveis, é melhor deixar de lado, pois o filme, em inglês Blue Valentine (algo como Namoro Triste), é um filme que não dá resposta de onde o amor começa ou acaba, pois o filme mostra um relacionamento desde a conquista até o fim, deixando a lacuna do meio livre para você pensar e por isso o filme, apesar de lento, tem grandes méritos.

Apesar do diretor Derek Cianfrance (que assina o roteiro ao lado de Joey Curtis e Cami Delavigne) tentar em alguns momentos mostrar quem é o culpado do fim de um amor que parecia eterno, durante todo o filme o que ele faz é mostrar paralelamente o nascimento de um relacionamento com o atual momento de um casal. Ele toca nas feridas do casal, mas sem nunca cutucar no ponto certo, e então deixa para o espectador decidir os acertos e erros tanto do primeiro contato quanto do último. O diretor não quer diretamente culpar um ou outro, não quer criar na cabeça do espectador a impressão de que um é mocinho e outro o vilão do relacionamento, ele quer mostrar as diferenças entre o início deste jogo chamado relacionamento com o fim, e depois é você que decide se realmente sempre existe um culpado para o fim de um relacionamento ou é algo que simplesmente acontece com os dois e o amor acaba.

Para construir isso o diretor usa e abusa da melancolia, da fotografia fria e de um elenco primoroso, afinado e em excelente forma. Ryan Gosling e Michelle Williams estão impecáveis, pois os dois encarnam diferenças brutais entre as duas épocas, parece que estamos de frente com personagens distintos de uma época para a outra. Enquanto na primeira fase Ryan Gosling encanta com grande carisma e charme, conquista a todos, além da personagem de Michelle Williams, na outra fase seu personagem tem apenas resquícios do Dean do início do namoro, e tenta com isso manter um relacionamento.

Exatamente o mesmo acontece com a sonhadora Cindy, pois Michelle Williams (corretamente indicada ao Oscar) é uma menina que sonha com o amor e com a vida perfeita ao lado do seu homem charmoso, depois ela é uma pessoa mais dura, os sonhos já não são os mesmos e a vida não é tão simples e charmosa como ela imaginava. A atriz mostra um talento impressionante e por isso vem sendo constantemente elogiada em cada novo filme que faz e vem se firmando como uma das grandes atrizes na atualidade, com um diferencial para outras, tem escolhido muito bem seus personagens.

Apesar do o péssimo nome colocado aqui no Brasil, Namorados para Sempre, o filme mostra que nem toda relação sobrevive apenas com efeito “namorados para sempre” e que a vida e o relacionamento são bem mais duros do que parecem, e que um relacionamento precisa mais do que apenas “namorar para sempre”, aliás, o filme tem momentos de grande romantismo (a cena da música na rua é fantástica), mas ao mesmo tempo é um filme duro, um quase “anti-romance“, mas mesmo assim merece ser visto.

Até,
André C.

Namorados Para Sempre (Blue Valentine – 2010)
Sinopse: Um retrato íntimo de um relacionamento que vai de um romance cheio de paixão, Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) até o fim sem amor nenhum. Se movendo de forma fluída entre o passado cheio de juventude e o presente da vida adulta, o filme se desdobra como um dueto cinematográfico cujo refrão pergunta sem parar: “para onde foi o nosso amor?” A resposta para esta pergunta está dispersa no tempo e nos personagens. (sinopse CinePop)
Direção: Derek Cianfrance
Roteiro: Derek Cianfrance, Joey Curtis e Cami Delavigne
Elenco: Ryan Gosling (Dean), Michelle Williams (Cindy), Faith Wladyka (Frankie), John Doman (Jerry) e Mike Vogel (Bobby)

Nota Filme: 4.0

2 thoughts on “Namorados Para Sempre

  1. […] com estes 3 filmes eu ainda destaco o ótimo Mais Estranho que A Ficção, Até A Eternidade, Namorados para Sempre, Os Vingadores, Toda Forma de Amor e Amor a Toda Prova. E como já citei no começo deste post o […]

  2. muuuuito bom filme, e a atuação dos atores é demais………

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts