Jogos do Poder – Charlie Wilson’s War

Jogos do Poder – Charlie Wilson’s War

jogos-do-poderComo não tinha muita coisa pra fazer, e aproveitando que no canal Telecine este filme iria passar, resolvi assisti-lo.

Eu perdi de ver este filme nos cinemas, mas sempre tive curiosidade. E tendo Tom Hanks e Julia Roberts no elenco, além de Philip Seymour Hoffman, nada mais justo apreciar o filme.

A história é verdadeira, contando sobre o que o congressista americano Charlie Wilson (Tom Hanks) fez pra conseguir verba suficiente com a intenção de ajudar os afegãos a derrotar a então União Soviética. Quem não lembra de Rambo III, onde tem uma singela homenagem ao povo afegão no fim do mesmo?

Jogos do Poder retrata exatamente como os EUA entram numa guerra, gastam bilhões nela, só que quando se mais precisa de dinheiro, eles simplesmente abandonam o país. Há até uma declaração do próprio congressista sobre o assunto ao final do filme.

Atuações: achei as atuações de todos os atores envolvidos no filme apenas medianas. Achei Tom Hanks longe das atuações que lhe deram o Oscar (Philadelphia e Forrest Gump); Julia Roberts não aparece tanto assim; Philip Seymour Hoffman poderia ter feito um pouco melhor, mesmo sendo indicado para melhor ator coadjuvante (ainda não vi Capote, mas dizem que ele arrebentou… e gosto das atuações dele) e Amy Adams é bela, pena que o papel é pequeno (como o André escreveu no comentário sobre Dúvida – Doubt)…

Bom filme pelo fato político e histórico, mas não se deve dizer que é um filme para ganhar Oscar.

É isso.
J.D.
___________________________

Não tenho muito o que acrescentar ao que o J.D. já disse, principalmente sobre atuações, onde para mim o que tem maior destaque, como quase sempre, é o Philip Seymour Hoffman, que mais uma vez mereceu a indicação ao Oscar, já os demais apenas atuam.

Mas sobre o filme, achei extremamente monótomo, parecendo em alguns momentos bens mais longo que é. OK! Não é para ser um filme de guerra, mas sobre tudo que corre por trás de uma guerra, interesses financeiros, comerciais, industrias, etc., mas mesmo assim o filme em alguns momentos enrola em um mesmo local, sem ser claro e deixando o filme confuso.

É apenas um bom filme, que eu esperava bem mais, e você precisa estar 100% ligado, caso contrário ser perderá completamente na história

Até,
André C.
___________________________

Sinopse: Início dos anos 80. A União Soviética invade o Afeganistão, o que chama a atenção de políticos norte-americanos. Um deles é Charlie Wilson (Tom Hanks), um homem mulherengo e polêmico que não tem grande relevância política, apesar de ter sido eleito 6 vezes para o cargo. Com o apoio de Joanne Herring (Julia Roberts), uma das mulheres mais ricas do estado que o elege, e do agente da CIA Gust Avrakotos (Philip Seymour Hoffman), Wilson passa a negociar uma aliança entre paquistaneses, egípcios, israelenses e o governo norte-americano, de forma que os Estados Unidos financiem uma resistência que possa impedir o avanço soviético no local.

Título Original: Charlie Wilson‘s War
Gênero: Drama
País: EUA
Ano de Produção: 2007
Tempo de Duração: 97 minutos
Lançamento no Brasil: 29/02/2008
Direção: Mike Nichols
Roteiro: Aaron Sorkin, baseado em livro de George Crile

Elenco: Tom Hanks (Charlie Wilson), Julia Roberts (Joanne Herring), Amy Adams (Bonnie Bach), Philip Seymour Hoffman (Gust Avrakotos), Brian Markinson (Paul Brown), Jud Tylor (Crystal Lee), Hilary Angelo (Kelly), Cyia Batten (Stacey), Daniel Eric Gold (Donnelly) e Emily Blunt (Jane Liddle)

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts