Inverno da Alma

Inverno da Alma

Inverno da Alma é o típico filme que passaria batido nas locadoras se não fosse a capa chamar a atenção para as 4 indicações ao Oscar do filme, entre eles melhor filme.

Mas, em minha opinião, Inverno da Alma jamais estaria entre os indicados do Oscar se ainda tivéssemos apenas 5 filmes, mas foi uma maneira da Academia se aproximar destes filmes que não são feitos para o grande público ou para o Oscar, e sim filmes feitos sobre medida para impressionar em festivais, tanto que ele foi premiado em festivais como o Sundance.

O filme é um pouco lento, e com uma fotografia que consegue transferir o inverno americano para o lado de cada da tela, e demora até que comece a se desenvolver, apesar de já sabermos a história desde o começo, porém a diretora Debra Granik parece se ater a detalhes, a personagens para contar também um pouco do ambiente em que vive Ree (Jennifer Lawrence) e isso em alguns momentos atrapalha um pouco, já que alguns não se desenvolvem nem para ter algum momento importante na tela.

Mesmo assim, depois de um tempo, o filme consegue ótimos momentos, é quando a diretora começa a dar mais valor para o roteiro e menos para os detalhes, levando ao filme para um intrigante e interessante climáx, mas isso também se dá a boa atuação da jovem Jennifer Lawrence (X-Men: Primeira Classe ) que fortalece o filme com doçura, afliação e poder dividos em dose certa. Acredito que foi uma ótima indicação ao Oscar até para dar a atriz um entusiasmo para crescer ainda mais.

Além de Jennifer Lawrence vale destacar também o John Hawkes (Milagre em Sta. Ana) excelente no papel do tio que não está nem aí, mas que é totalmente ligado a família e aos seus pequenos sobrinhos. Uma bela atuação que complementa totalmente a atuação de Jennifer Lawrence.

Inverno da Alma não é um filme fácil, falta um pouco de dinâmica no desenrolar dos seus 100 minutos, mas consegue deixar no final uma boa lembrança.

Até,
André C.


 

Inverno da Alma (Winter’s Bone – 2010)
Direção: Debra Granik
Roteiro: Debra Granik e Anne Rosellini baseadas no livro de Daniel Woodrell.
Elenco: Jennifer Lawrence (Ree), Isaiah Stone (Sonny), Ashlee Thompson (Ashlee), Shelley Waggener (Sonya), Garret Dillahunt (Sheriff Baskin), Lauren Sweetser (Gail) e John Hawkes (Teardrop).

Nota Filme: 3.5

 

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts