Foi Apenas um Sonho – Revolutionary Road

Foi Apenas um Sonho – Revolutionary Road

foi-apenas-um-sonho-poster03April Wheeler: So now I’m crazy because I don’t love you, right? Is that the point?
Frank Wheeler: No! Wrong! You’re not crazy, and you do love me. That’s the point, April

Os fãs apaixonados por Titanic esperavam ansiosos o reencontro de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. E finalmente o reencontro ocorreu, com um pequeno espaço de 11 anos, Leonardo e Kate estão frente a frente novamente. Porém se você pretende assistir a este filme para rever uma linda história de amor entre os dois, passe longe, pois aqui vemos mais uma vez Sam Mendes detonando o sonho americano.

Na verdade Sam Mendes não detona o sonho americano, mas sim toda e qualquer família que se acomoda com a situação e desiste dos seus sonhos. É claro e evidente que o casal Frank e April representa todos os casais jovens e apaixonados, que resolvem montar uma família (ou o destino resolve isso por eles) e que deixam da noite para dia aquele amor, aqueles sonhos e aquela vontade de viver. Casais jovens que se acomodam e ficam satisfeitos com o fato de ter filhos com saúde, casa bonitinha e um trabalho, ordinário, mas um trabalho. Casais felizes de hoje e infelizes de amanhã.

O filme de Sam Mendes pode não ter um ritmo envolvente, ter algumas falhas, mas tem um trabalho espetacular dos atores, e da direção de arte. Primeiro a casa, o bairro e o casal parecem saídos de uma propaganda de sabão em pó ou algo do gênero. As cores usadas, os sorrisos falsos, as aparências, tudo parece que é uma propaganda para mostrarfoi-apenas-um-sonho que ali vive um casal feliz e que usa sabão em pó XYZ. E Sam Mendes usa esta falsa harmonia, esta falsa beleza, estas cores calmas, suaves para detonar a vida do casal e aí as atuações ganham um destaque enorme.

Nunca fui gostei do Leonardo DiCaprio, mas que ele evoluiu e muito de Titanic para cá, e eu não tenho a menor dívida disso. E aqui, no Foi Apenas Um Sonho, ele esta absolutamente seguro, forte e com uma atuação merecedora de elogios. Seu Frank é apaixonado, deprimido, sonhador e acomodado. Ao mesmo tempo que seus olhos brilham por um sonho chamado Paris, sua tranqüilidade, de continuar vivendo naquele ritmo de cruzeiro, é evidente. O medo de mudar e a vontade de sonhar estão claras na atuação fantástica de Leonardo.

E o que falar de Kate Winslet? É praticamente ser repetitivo falar que ela está espetacular. Vencedora do Oscar pelo O Leitor e do Globo de Ouro por este filme, não temos como não afirmar que 2008 foi mais do que perfeito para ela. E aqui ela esta perfeita, uma atuação tão boa quanto o do O Leitor, e, sinceramente, em alguns momentos é superior. Kate Winslet é uma das maiores atrizes no momento sem sombra de dúvida.

Outro destaque é atuação Michael Shannon (concorreu ao Oscar de Ator Coadjuvante). Seu pirado John, no fundo é a pessoa mais sensata do filme, pois vivendo na sua loucura, ele foge da falsidade de uma vida feliz e de aparências. Ele foge da inveja, da traição e de falsos amores. Sam Mendes usou o personagem como o estopim para o fim da família feliz.

Na minha opinião Sam Mendes conseguiu fazer de Foi Apenas Um Sonho um bom filme com ótimas atuações, e olha que quem fala isso é alguém que não gostou muito de Beleza Americana, o cultuado filme do diretor.

Até,
André C.
_____________
Sinopse: Frank (Leonardo DiCaprio) e April (Kate Winslet) formam um casal feliz. Eles sempre se consideraram especiais e prontos para levar uma vida seguindo ideais. Ao se mudarem para uma casa na Revolutionary Road eles ficam orgulhosos por declarar independência da inércia suburbana que os rodeava. Porém logo eles percebem que estão se tornando justamente aquilo que não queriam ser. Frank está em um trabalho insignificante e tem medo de tudo, enquanto que April é uma dona de casa infeliz.
Título Original: Revolutionary Road
Gênero: Drama
País: EUA/Inglaterra
Ano de Produção: 2008
Tempo de Duração: 119 minutos
Lançamento Brasil: 30/01/2009
Direção: Sam Mendes
Roteiro: Justin Haythe, baseado em livro de Richard Yates

Premiações: Kate Winslet – Globo de Ouro de Melhor Atriz – Drama

Elenco: Leonardo DiCaprio (Frank Wheeler), Kate Winslet (April Wheeler), Michael Shannon (John Givings), Ryan Simpkins (Jennifer Wheeler), Ty Simpkins (Michael Wheeler), Kathy Bates (Helen Givings) e Richard Easton (Howard Givings)

0 thoughts on “Foi Apenas um Sonho – Revolutionary Road

  1. Esse foi um dos ótimos filmes de 2008, também nunca fui muito fã de DiCaprio, mas ele me surpreendeu nesse filme. Qto a Kate Winslet indiscutivelmente é uma das melhores atrizes da atualidade.
    Cada vez que a vejo atuar mais me surpreendo com a moça, particularmente gosto muito de Pecados íntimos…
    Bjos

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts