Blue Jasmine

Blue Jasmine

Blue JasminePodemos dizer claramente que o novo filme de Woody Allen só funciona porque Cate Blanchett está simplesmente espetacular e tira de letra uma personagem com a cara de Woody Allen.

Para falar um pouco da crise econômica e criticar um pouco (ou muito) a sociedade rica e especulativa americana, mostrando culpados e vítimas, Woody Allen traz uma personagem que traz um pouco de tudo aquilo que ele adora: Jasmine é neurótica, poderosa, frágil, esperta, coitada, hipocondríaca, dramática, alegre e etc, ou seja, uma personagem completa e pronta para ele seguir o filme todo com sua câmera horas sem dar espaço e outras respeitando a própria intimidade de Jasmine.

Mas essa personagem (obviamente com um pouco de personalidade do próprio Woody Allen) poderia ser um fiasco total se não fosse interpretada por uma atriz do gabarito de Cate Blanchett (favorita ao Oscar 2014), pois é ela que transforma essa mulher complicadíssima em algo que nós e até Allen conseguimos simpatizar, mesmo com toda a critica clara e evidente que o diretor faz ao estilo de vida que Jasmine levava, algo claro nos recorrentes flashbacks que o diretor usa pra contar a história de sucesso e desgraça de Jasmine.

Cate Blanchett está perfeita, vai da comédia ao drama, do choro a risada com muita facilidade e talento, suas cenas com falta de ar ou falando sozinha nos remetem, obviamente, ao próprio Allen, mas o que falar de uma atriz que já viveu até Bob Dylan? Não vi as demais atrizes da categoria Melhor Atriz, mas acho que o trabalho que Cate Blanchett fez aqui é algo fora de série, algo impressionante e marcante, digno de uma das maiores atrizes do cinema.

Mas seria injusto falar de Blue Jasmine sem citar a coadjuvante Sally Hawkins, que também concorre ao Oscar 2014, ela dá o tom mais cômico ao filme e cria uma química impressionante com Cate Blanchett, aliás, sua personagem é totalmente o oposto de Jasmine, e ela o faz com uma naturalidade imensa e fica no mesmo patamar de Blanchet nas ótimas cenas que fazem juntas. Perfeita.

Blue Jasmine está longe de ser o melhor trabalho de Woody Allen, mas é um bom filme que aborda temas polêmicos sobre a crise econômica com o tom crítico de Allen, sem, obviamente, esquecer o seu característico humor negro e aquela trilha sonora impecável.

Até,
André C.

Blue Jasmine(Blue Jasmine – 2014)
Sinopse Adoro Cinema: Uma mulher rica (Cate Blanchettt) perde todo seu dinheiro e é obrigada a morar em São Francisco com sua irmã (Sally Hawkins), em uma casa muito mais modesta. Ela acaba encontrando um homem (Alec Baldwin) na Bay Area que pode resolver seus problemas financeiros, mas antes ela precisa descobrir quem ela é, e precisa aceitar que São Francisco será sua nova casa.
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
País: EUA
Duração: 98 mimutos
Prêmios: Screen Actors Guild Awards 2014Melhor Atriz (Cate Blanchettt), Globo de Ouro 2014Melhor Atriz de Drama (Cate Blanchettt) e Melhor Atriz Coadjuvante (Sally Hawkins), BAFTA 2014 – Melhor Roteiro Original (Woody Allen), Melhor Atriz (Cate Blanchettt) e Melhor Atriz Coadjuvante, Oscar 2014 – Melhor Roteiro Original (Woody Allen), Melhor Atriz (Cate Blanchettt) e Melhor Atriz Coadjuvante
Elenco: Cate Blanchettt (Jasmine), Joy Carlin (Woman on Plane), Richard Conti (Woman’s Husband), Glen Caspillo (Cab Driver), Alec Baldwin (Hal), Charlie Tahan (Young Danny),Annie McNamara (Jasmine’s Friend Nora), Sally Hawkins (Ginger), Daniel Jenks (Matthew), Max Rutherford (Johnny), Andrew Dice Clay (Augie), Tammy Blanchard (Jasmine’s Friend Jane) e Kathy Tong (Raylene)

Nota Filme 3.5

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts