Linha de Passe

Linha de Passe

linha-de-passe-poster01Linha de Passe é mais do que um gol de placa em um contra-ataque belíssimo com a bola indo de pé em pé, Linha de Passe é a partida perfeita, de um time perfeito e bem entrosado. O time, neste caso, é todo o elenco, roteiristas e diretores. Todos perfeitos, todos jogando por música e entrosados.

Linha de Passe é um dos melhore filmes do cinema brasileiro da atualidade, é um filme de respeito, de vida, de sofrimento e esperanças. Um filme do povo brasileiro.

O filme é um retrato real da vida sofrida do povo da periferia, um povo que tem seus sonhos, seus medos e tenta de todas as formas se agarrar no que pode para continuar andando, vivendo, seguindo seu caminho. Este povo se agarra nos seus sonhos de menino, na Fé, no time do coração, num filho que não pode sustentar e ainda no pai que não conhece.

Walter Salles e Daniela Thomas nos apresentam isso sem cair em um sistema melodramático, pois praticamente nos conto como um documentário, como se estivéssemos vendo um documentário que acompanhou a vida de brasileiros comuns e seus sonhos durante alguns meses. Claro que o roteiro de George Moura, Daniela Thomas e Bráulio Mantovani ajuda e muito nisso, pois mantém a história no ritmo envolvente e que se completa.

Outro ponto a favor, além do roteiro e dos jogos de câmera como se fosse um documentário, é a fotografia. O brilho ausente, ou talvez, a forma como a imagem e as cores não são tratadas, ou seja, mais cruas e reais, nos levam ainda mais para dentro deste mundo.

E para completar este time perfeito, o elenco. Não só Sandra Corveloni, vencedora com mérito do prêmio de melhor atriz em Cannes, mas todo o elenco masculino está perfeito, desde o pequeno e desconhecido Kaique de Jesus Santos até o já conhecido e “veterano” do cinema Vinícius de Oliveira. A atuação de todos é espetacular, completando assim uma Linha de Passe perfeita, um filme espetacular.

É uma pena que muitos brasileiros não vejam filmes como este alegando que é mostrar a pobreza e o sofrimento do povo, que eles já assistem isso todo dia no jornal, mas são os mesmos brasileiros que vão ao cinema ver filmes sobre a pobreza na Índia, na África e outros lugares do mundo.

Linha de Passe não é um filme apenas sobre pobreza e sofrimento, é um filme sobre humanos, sobre esperança, sobre a vida e merece ser visto e aplaudido de pé.

Excelente!

Até,
André C.
_____________
Sinopse: São Paulo. Reginaldo (Kaique de Jesus Santos) é um jovem que procura seu pai obsessivamente. Dario (Vinícius de Oliveira) sonha em se tornar jogador de futebol mas, aos 18 anos, vê a idéia cada vez mais distante. Dinho (José Geraldo Rodrigues) dedica-se à religião. Dênis (João Baldasserini) enfrenta dificuldades em se manter, sendo também pai involuntário de um menino. Os quatro são irmãos, tendo sido criados por Cleuza (Sandra Corveloni), sua mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida, de pai desconhecido. Eles precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa, assim como a inserção no meio do futebol e a ausência de uma figura paterna.

Título Original: Linha de Passe
Gênero: Drama
País: Brasil
Ano de Produção: 2008
Tempo de Duração: 113 minutos
Lançamento em DVD Brasil: 14/01/2009
Lançamento no Brasil: 05/09/2008
Direção: Walter Salles e Daniela Thomas
Roteiro: George Moura e Daniela Thomas, com colaboração de Bráulio Mantovani
Premiação: Melhor Atriz para Sandra Corveloni no Festival de Cannes.

Elenco: João Baldasserini (Dênis), Vinícius de Oliveira (Dario), José Geraldo Rodrigues (Dinho), Kaique de Jesus Santos (Reginaldo) e Sandra Corveloni (Cleuza).

0 thoughts on “Linha de Passe

  1. […] post anterior, Linha de Passe, eu comparei o óbvio, Linha de Passe com futebol e citei que o filme é mais que uma torça […]

  2. As metáforas futebolísticas do texto prenunciam um filme merecedor.

  3. Renata

    Gostei do filme, mas a gente vê tanto sofrimento no mundo todo que prefiro ver filmes mais romanticos, mais charmosos.
    Ah! Sei Lá… Gostei, mas deixa a gente meio deprê.

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts