Antes do Amanhecer (Before Sunrise)

Antes do Amanhecer (Before Sunrise)

AntesAmanhacerSinopse: Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano, e Celine (Julie Delpy), uma estudante francesa, se encontram casualmente no trem para Viena e logo começam a conversar. Ele a convence a desembarcar em Viena e gradativamente vão se envolvendo em uma paixão crescente. Mas existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará aos Estados Unidos. Com isso, resta aos dois apaixonados aproveitar o máximo o pouco tempo que lhes resta.
 
Título Original: Before Sunrise
Gênero: Romance
País: EUA
Tempo de Duração: 105 minutos
Lançamento no EUA: 1995
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater e Kim Krizan

Elenco:
Ethan Hawke (Jesse) e Julie Delpy (Celine)
___________________________
Ok! A série foi, teoricamente, por minha causa, porque eu sou louco por Lost!, mas este filme para ser o primeiro post de filme de 2008 é no mínimo brincadeira do André.
Que filme chato, que filme sem graça, cansativo, irritante. História melosa, passada inteiramente em um dia e com praticamente só dois atores. Vocês não estão errados, é isso mesmo, dois atores e um filme. Cansa? Óbvio que cansa, mas o André quis rever, falou para a Michelle e ela ficou querendo ver e como eu vejo o que ele gosta e ele o que eu gosto para escrevermos o filme, eu vi e vi inteiro, pois não me deixaram dormir.
A Michelle adorou, claro o filme mostra um romance impossível, duas pessoas se conhecem e vivem um romance ao natural, sem aquela coisa de química, parece mais amizade, aliás, parece que o Silvio Santos vai entrar no final do filme e falar: É namoro ou Amizade?
Pior, vou ter que ver a continuação, sim, este filme tem continuação… Vou dormir muito antes de ver.

Abraços,
Alexandre Q.
___________________________
O filme é sensacional, é puro, é envolvente, é cativante, é uma linda história de amor e é imperdível para quem gosta de cinema e acredita no amor, não é por menos que venceu o Urso de Prata no Festival de Berlim.
Só temos dois atores, porque o filme é deles, é sobre o amor deles, não um amor de ficar se beijando, dizendo eu te amo e de cenas tórridas de romance, mas sim o prazer de se encontrar uma pessoa, de se viver um dia, uma noite com uma pessoa que você sente amar, que você sente gostar, um amor de que faz bem estar ali sentado numa mesa de café e conversar sobre tudo, mas no fundo sobre nada, pois o melhor é estar ali e ir descobrindo o amor que os toma.
Bem, já resumi o que é o filme, mas o que segura e muito o filme é o fato de os dois atores estarem muito bem, principalmente a Julie Delpy, não que o Ethan Hawke não esteja a altura, mas ela tem um jeito de encantar o personagem do Ethan que encanta quem assiste, talvez as mulheres pensem o mesmo de Ethan, mas eu achei isso da Julie,
Outro grande ponto a favor são os diálogos cabeças, mas meio vazios, discussões sobre temas grandes (ex. guerra) e pequenos (ex. ciganas e a leitura da mão), que só levam a uma coisa, os dois se conhecerem e se apaixonarem. O filme é todo baseado em diálogo dos dois, como duas pessoas que se conhecem e sabem que o amor está nascendo.
O fim do filme é interessantíssimo e fecha com chave de ouro, as mesmas ruas, as mesmas mesas, o mesmo gramado que serviram para aquele amor nascer são mostrados, vazios, sem vida e sem o amor dos dois.
Recomendo e muito para quem gosta de um romance a moda antiga.

Até,
André C.

Um Romance de Verdade, para Ver, Rever e Amar! Compre no Submarino clicando aqui!

4 thoughts on “Antes do Amanhecer (Before Sunrise)

  1. Desde que vi os dois filmes “Antes do Amanhecer” e “Antes do Por do Sol” minha opinião sobre bons filmes mudou radicalmente. Filmes com diálogos inteligentes que não precisam de subterfúgios para chamar o público, apenas dois atores conversnado sobre as coisas simples e complexas da vida, enfim, um filme de amor sem os comuns melodramas que tanto vemos nas telas. O primeiro não teve grande bilheteria mas com o tempo se tornou um clássico que mereceu uma sequência. O mais legal é que os três, Ethan Hawke, Julie Delpy e o diretor Richard Linklater fazem filmes mais pela arte do que pelo dinheiro senão não teriam feito a sequencia que, mereceu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro. Parabéns aos três.

    1. Andre C.

      Magda,
      não tenho nada para acrescentar em seu comentário, simplesmente perfeito.

      Obrigado pela visita,
      André

  2. Paula Roberta

    Eu assisti Antes do amanhecer 2 vezes em uma semana.O filme é inspirador,justamente por não ser uma grande produção de Hollyhood, a essência do filme está na simplicidade que ele apresenta.Apaixonante,aventureiro,emocionante, Simplesmente sensacional!

  3. […] usou Viena vazia, passeou pelas mesmas ruas onde o romance começou no final do filme (leia mais aqui) e em Antes do Pôr-do-Sol é Paris que aparece vazia antes de ser preenchida pelo belíssimo amor […]

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts