Valsa com Bashir

Valsa com Bashir

1245108510_valsacombashirposter02Nos extras do DVD Valsa com Bashir o diretor sobre relata os problemas que teve para conseguir financiamento para o filme, pois uns diziam que não era documentário, pois era animado e outros diziam que não era animação, por ser um documentário. Mas como ele mesmo disse, não importa, uma vez que Valsa com Bashir é um grande e impressionante filme.

Por eu não conhecer a história da Guerra do Líbano de 82 e nem o massacre as cidades de Sabra e Chatila, eu demorei um pouco para entender os acontecimentos, assim como o personagem principal que tem algumas lembranças da guerra, mas não tem certeza de onde estava e seu papel na guerra.

O filme é a busca deste ex-soldado, o próprio diretor Ari Folman, pelo seu passado. E com ajuda de ex-soldados que estiveram ao seu lado ele vai remontando e entendo a guerra e cada momento da sua vida que sua memória tenta esquecer, principalmente o massacre à Sabra e Chatila.

Com uma trilha sonora maravilhosa e com animações primorosas o diretor e roteirista Ari Folman vai criando a sua história sem cair em sentimentalismo barato e construindo uma história forte e precisa. Sem defender Israel, sem atacar o Líbano e sem acusar diretamente as milícias, Ari Folman, construiu um filme forte, impactante e com um desejo de mostrar que a guerra é ruim para todos os lados. Desde o jovem que está lá sem saber porque aos ministros, coronéis, etc. Desde milícias religiosas (católicas, palestinas, etc) até exércitos. Desde soldados até civis.

Com um final forte, quando ele finalmente remonta a sua história Ari Folman, nos presenteia com um grande filme, que faz com que Valsa com Bashir desde já entre na minha lista como um dos melhores filmes vistos em 2010, por alguns grandes motivos: a trilha sonora, a animação exuberante e por ser um filme extremamente forte, mas belo.

Até,
André C.
___________________________

Sinopse: Em um bar um amigo conta ao diretor Ari Folman sobre um sonho constante que tem, no qual é perseguido por 26 cães ferozes. Através da conversa eles concluem que a imagem tem ligação com sua missão na 1ª Guerra do Líbano, no início dos anos 80, quando defendia o exército de Israel. Como Ari nada se lembra sobre o evento, ele passa a buscar e entrevistar seus velhos companheiros da época.

Título Original: Vals Im Bashir
Gênero: Animação/Documentário
País: EUA
Ano de Produção: 2009
Tempo de Duração: 90 minutos
Lançamento em ISrael: 12/08/2008
Lançamento no Brasil: 03/04/2009
Direção: Ari Folman
Roteiro: Ari Folman

Elenco: Ron Ben-Yishai, Ronny Dayag, Ari Folman, Dror Harazi, Yehezkel Lazarov, Mickey Leon, Ori Sivan e Zahava Solomon

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts