Frankenweenie

Frankenweenie

Na minha maneira de ver Frankenweenie é uma produção mais fraca do que Noiva Cadáver e O Estranho Mundo de Jack, ambos com a mão de Tim Burton, o primeiro com roteiro, produção e direção e o segundo apenas com roteiro e produção, mas isso não tira do filme a beleza da fotografia em preto e branco e da ótima animação em stop motion, sem dizer da bela homenagem que o diretor faz aos filmes B e ao terror.

Na verdade Frankenweenie é uma vitória de Tim Burton, que conseguiu, finalmente, levar para a tela seu curta-metragem de 1984 que já havia sido rejeitado pela própria Disney, por não considerar Frankenweenie um filme infantil, apesar da vitória do diretor, vemos aqui um Tim Burton um pouco mais leve, pois por trás daquele mundo sombrio que semopre cria, com personagens dos mais diferentes tipos, vemos um sentimentalismo comuns no filmes da companhia do Mickey.

Frankenweenie é uma belíssima fábula entre dois amigos, o pequeno Victor Frankenstein e seu cachorro Sparky, mas na verdade o que vale é a grande homenagem que o diretor faz ao gênero do terror e aos filmes de “monstros”, os chamados filmes B, onde as mais diversas criaturas eram usadas para assustar ou fazer rir nos cinemas. Além do óbvio Frankenstein, Tim Burton desfila sua homenagem por filmes como Drácula (o professor de ciências), Lobisomem, Corcunda de Notre Dame e até Gremlins.

Na verdade com esta boa dinâmica entre homenagem e fábula, Tim Burton cria um filme sombrio, mas que é “bonitinho” e correto para as crianças, fazendo de Frankenweenie uma boa diversão para toda a família.

Como disse no começo deste post, o filme é mais fraco que Noiva Cadáver e O Estranho Mundo de Jack, não por ser mais do mesmo como alguns críticos falaram, mas justamente por vermos aquele lado sombrio de Tim Burton, tão comum desde que virou um sucesso com Edward Mãos de Tesoura, um pouco mais leve e retraído.

Até,
André C.

Frankenweenie (Frankenweenie – 2012 )
Sinopse: Depois de perder, inesperadamente, seu adorado cão Sparky, o jovem Victor usa o poder da ciência para trazer de volta à vida seu melhor amigo – com apenas alguns pequenos ajustes. Ele tenta esconder sua criação feita à mão, mas quando Sparky sai, os colegas de sala de Victor, seus professores e toda a cidade aprendem que tentar “dominar a vida” pode ser algo monstruoso.
Direção: Tim Burton
Roteiro: Tim Burton, Leonard Ripps e John August
País: EUA
Duração: 87 minutos
Prêmios: Oscar (Melhor Animação) – Gobo de Ouro (Melhor Animação) – Bafta (Melhor Animação )
Elenco: Catherine O’Hara (Mrs. Frankenstien / Weird Girl / Gym Teacher (voz)), Martin Short (Mr. Frankenstein / Mr. Burgemeister / Nassor (voz)), Martin Landau (Mr. Rzykruski (voz)), Charlie Tahan (Victor Frankenstien (voz)), Atticus Shaffer (Edgar ‘E’ Gore (voz)) e Winona Ryder (Elsa Van Helsing (voz)).

Nota Filme 3.0

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts