Adeus, Lenin! (Good Bye, Lenin!)

Adeus, Lenin! (Good Bye, Lenin!)

Adeus, Lenin!Sinopse: Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.
 
Título Original: Good Bye, Lenin!
Gênero: Drama
País: Alemanha
Tempo de Duração: 118 minutos
Lançamento na Alemanha: 2003
Direção: Wolfganger Becker
Roteiro: Wolfganger Becker e Bernd Lichtenberg

Elenco: Daniel Brühl (Alexander Kerner), Katrin Sab (Christine Kerner), Maria Simon (Ariane Kerner), Chulpan Khamatova (Lara), Florian Lukas (Denis), Alexander Beyer (Rainer), Burghart Klaubner (Robert Kerner), Michael Gwisdek (Diretor Klapprath), Christine Schorn (Frau Schäfer), Rudi Völler (Rudi Völler) e Helmut Kohl (Helmut Kohl).
___________________________
Revi o filme porque o André e a Michelle não tinham visto, e agora ele está todo Alemão, então tinha que ver o filme que fala sobre a virada Alemã na história. Meio drama, meio comédia, mas bem bacaninha, filme para ver assim sem compromisso e prestar atenção em alguns fatos históricos.

Abraços,
Alexandre Q.
___________________________
Sempre quis ver este filme, e era uma vergonha ficar 1 ano aqui na Alemanha, ter visitado Berlim e não ter visto o filme mais comentado sobre a mudança. Achei o filme muito bom, como disse o Alexandre, um pouco de drama, um pouco de comédia, mas que retrata como foi a mudança do socialismo para o capitalismo, que não foi fácil, mas que uniu as Alemanhas. Dizem que a Alemanha só se unificou mesmo com a copa do ano passado, pois foi a primeira vez que o Alemão realmente se uniu, vestiu a camisa e levantou a bandeira.
Resumindo, o filme faz um relato sobre a queda do muro, sobre a mudança na vida do Alemão, mas faz uma crítica a propaganda socialista, pois mostra como o Alexander conseguia iludir a sua mãe, com uma boa câmera, com os ângulos certos e uma boa história, assim como a propaganda socialista. Mas o filme também critica a maneira como o capitalismo invadiu a vida da Alemanha Oriental, com seus prós e contras.
Um bom filme que merece ser visto, e me deixou curioso para ver o filme Um Amor Além do Muro, mas que eu ainda não achei, apenas em Alemão, daí complica

Até,
André C.
Descubra mais sobre a mudança na Alemanha Oriental, compre no Subamrino o livro Histórias Simples da Alemanha Oriental de INGO SCHULZE!

One thought on “Adeus, Lenin! (Good Bye, Lenin!)

  1. Baixar o Filme – Adeus, Lênin! – [Good Bye, Lenin!] – http://mcaf.ee/banqh

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts