O Livro de Eli

O Livro de Eli

The Book Of EliSendo sincero não esperava muito de O Livro de Eli, o que fez com que minha decepção não fosse tão grande com a péssima mistura de Mad Max com Eu Sou a Lenda. Infelizmente nem todo o esforço de Denzel Washington faz com que o filme tenha alguma qualidade.

Ops, estou sendo injusto, a qualidade sonora é muito boa, principalmente nos momentos de ação do filme, que são bacanas e bem feitos, mas mesmo assim com muita cara de que foram ensaiados e re-ensaiados, mas para quem gosta de alguma pancadaria, elas tem qualidade.

Durante as duas longas horas seguimos o caminho de Eli que tem que proteger um livro que é o caminho para recuperar a humanidade. Assim como em Eu Sou a Lenda ele caminha por uma terra devastada e tendo que lutar para sobreviver. Neste ambiente que lembra Mad Max ele cruza com ladrões e personagens que parecem ter saído direto do mundo de Mad Max e assim ele vai caminhando até que se depara com um homem que busca este livro para dominar o resto da humanidade de um mundo devastado. E pronto é isso o filme.

O livro em questão é a Bíblia, e isso fica bem fácil de saber, principalmente quando o personagem caricático de Gary Oldman deixa claro que aquele livro é capaz de iludir e dominar a cabeça dos mais fracos, uma clara crítica do filme ao poder da igreja sobre pessoas mais simples e necessitadas. Aliás, a crítica a Igreja, assim como o conteúdo do roteiro, para por aí.

E assim sem uma grande história, sem um grande momento e com muitos erros de roteiro o filme vai seguindo para o final e quando acaba, não deixa saudade.

Denzel Washington, um dos produtores do filme, bem que tenta e até consegue dar certa qualidade a seu Eli, mas sua força na atuação morre em um roteiro fraco. A bela Mila Kunis tem tentando acertar no cinema e pouco a pouco mostra que não é apenas um rostinho bonitinho da TV, mas mesmo assim parece meio deslocada em meio de tanto pó e areia, sem dizer que é um papel sem muita necessidade no filme.

Gary Oldman, conhecido por seus vilões, aqui parece muito exagerado e em nenhum momento parece ser aquele vilão que alguém pode temer. Destaco ainda a bela Jennifer Beals em um papel pequeno, mas que tem mais conteúdo que outros personagens do filme.

A nota abaixo é pela qualidade da fotografia e do som, e pelo esforço de Denzel Washington.


O Livro de Eli (The Book of Eli – 2010)
Direção: Albert e Allen Hughes
Roteiro: Gary Whitta
Elenco: Denzel Washington, Gary Oldman, Mila Kunis e Jennifer Beals.
Lançamento Brasil: 19/03/2010

Nota Filme: 2.0

One thought on “O Livro de Eli

  1. Também não espero nada de mais desse filme, mas ao contrário de ti, não vou vê-lo!

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts