Esquadrão Classe A

Esquadrão Classe A

Esquadrão Classe A é um filme que agrada pessoas da minha idade, e não por ser um maravilhoso filme, mas pelo saudosismo de uma série que nos empolgava quando criança. Em meu caso, gostava tanto da série que até torci a favor do B.A. (Mr. T) contra Rocky no terceiro filme da série (só vi o filme anos depois, quando já assistia a série), mas vamos falar desta versão cinematográfica da série que durou de 1983 a 1987.

O bacana do filme é que de forma rápida apresentou os personagens, trazendo o público que não conhecia a série para o ambiente da mesma, aliás, sem muitas invenções ou mudanças. Os personagens e a relação de amor e ódio entre eles são fiéis ao que víamos na série, trazendo aquele humor presente na TV.

E o desenrolar do filme? E o roteiro? Bem, não é um grande filme e muito menos tem um grande roteiro, mas assim como na TV o mais bacana são os planos mirabolantes e a genialidade do Coronel Hannibal (Liam Neeson). Aliás, o primeiro grande plano em que eles atuam juntos é retratado de uma forma bem interessante, colocando o plano e ação ao mesmo tempo.

Depois disso o filme deixa claro que além de beber na fonte, a série de televisão, vai usar e abusar de momentos de ação impossível, com muito toque de humor na relação entre os 4 integrantes do Esquadrão Classe A. Talvez a ação cheia de efeitos e a presença estonteante da bela Jessica Biel seja para trazer para o filme os adolescentes de hoje, que adoram explosões, carros em velocidade e muita mulher bonita. E, acredito eu, que tenha funcionado e a deixa tudo encaminhado para um segundo filme (o filme desde seu início é preparado para isso).

Longe de ser um grande filme, ele consegue ser o que queria um retrato praticamente fiel de uma série muito bacana e que marcou gerações, sem mexer em nada na sua estrutura. Talvez Esquadrão Classe A seja a melhor adaptação da TV para o cinema.

Até,
André C.

Esquadrão Classe A (The A-Team – 2010)
Direção: Joe Carnahan
Roteiro: Joe Carnahan, Brian Bloom e Skip Woods baseados na série de televisão The A-Team criado por Frank Lupo e Stephen J. Cannell.
Elenco: Liam Neeson (Colonel Hannibal Smith), Bradley Cooper (Lt. ‘Faceman’ Peck), Quinton ‘Rampage’ Jackson (B.A. Baracus), Sharlto Copley (Captain H.M. Murdock), Jessica Biel (Charissa Sosa), Patrick Wilson (Lynch), Gerald McRaney (Gen. Russell Morrison) e Brian Bloom (Pike).

Nota Filme: 3.0

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts