Então é Natal!

felicidadenaoseocompra

Cinema sempre foi um lugar onde podemos fugir da realidade e viver naquele mundo de faz de conta por algumas horas, um mundo onde esquecemos a realidade, nossos problemas e nos desligamos de tudo que nos envolve. O Natal também faz isso com a maioria das pessoas, uma vez que nesta época voltamos a acreditar na mesma magia que acreditávamos quando éramos crianças, pois vemos no sorriso e na inocência de filhos, sobrinhos, enteados e outras crianças a alegria do Natal, a fantasia por trás daquele velhinho simpático. Assim como no Cinema, o Natal consegue nos tirar da nossa realidade por alguns dias, por algumas horas e nos leva para um mundo de esperança, alegria e principalmente magia.

E justamente por isso que Natal e Cinema sempre tiveram uma ligação especial, uma vez que no mundo de faz de conta das telas o Natal é retratado como uma data de magia e fantasia, onde o fantástico e os milagres podem acontecer seja por intervenção divina, pelo sentimento de amor que renasce nas pessoas ou pelo bom e simpático velhinho que nos faz ser criança. Não importa como, o que importa é que a maioria das pessoas voltam a ter esperanças, deixam de lado os dias cinzas e enxergam o Natal como uma fonte de inspiração de amor, felicidade e união.

E como falta 1 semana para o Natal nada melhor que escrever esta coluna lembrando 5 filmes que se passam na época natalina ou que de uma forma praticamente mágica são importantes para entender o que o Natal significa que, apesar de ser cada vez mais comercial, ainda provoca um sentimento único nas famílias e amigos.

Se o mundo não acabar na próxima sexta, as boas pedidas para se preparar para o Natal são:

5 – Duro de Matar (1988)

Ok, começo esta lista com um filme que não tem nada relacionado com o sentimento que envolve esta época do ano, depois de ter falado sobre o mundo mágico do Natal, começo com um filme em que o Natal é apenas um detalhe, mas fiquei em duvida se colocava Bruce Willis ou Macaulay Culkin nesta posição, já que o primeiro Esqueceram de Mim é um filme que lembra e muito o Natal e seus acontecimentos fantásticos, mas resolvi ficar com John McClane e seu Natal duro e cheio de explosões, e até porque sou fã do filme e sempre que ele passa na TV eu paro para assistir. Duro de Matar é um filme que apesar dos acontecimentos ainda traz um humor negro refinado e inteligente que brinca com esta época cheia de promessas, de paz e bem ou mal é no milagre Natalino que o bom e velho policial John McClane sobrevive a tudo e a todos.

4. O Estranho Mundo de Jack (1993)

Claro que não poderia faltar uma animação nesta lista, e nada melhor do que um filme que foi baseado em um conto que saiu da mente nada convencional de Tim Burton. O Estranho Mundo de Jack é um filme que mistura Natal e Halloween em um musical filmado em stop motion que segue a vida do simpático esqueleto Jack Skellington que é o maior e mais espetacular habitante da terra do Halloween, o problema é que cansado de sempre repetir as mesmas travessuras ele descobre o mundo do Natal e tenta roubar um pouco daquele mundo mágico para o seu mundo, o problema é que não é tão simples entender o que realmente é o Natal. O filme dirigido por Henry Selick é espetacular e por isso aparece nesta lista ao mostrar de uma forma diferente o que realmente está por traz do sentimento Natalino.

3. Simplesmente Amor (2003)

Um filme que trata o amor simplesmente por ser amor e o faz na época natalina, por isso o filme do diretor Richard Curtis aparece aqui, talvez não por trazer algo relevante sobre toda a mágica que o dia 25 de dezembro é capaz de causar nas pessoas, mas sim por mostrar que o amor está no ar e que devemos de todas as formas buscar a nossa felicidade e o nosso amor, e nada melhor que encher a produção com músicas e mensagens de Natal. Um dos filmes mais românticos dos últimos anos com muito Natal é uma ótima pedida para esta época.

2. De Ilusão Também se Vive ou Milagre na Rua 34 (1947)

Tanto o Original de 1947 com Natalie Wood quanto a refilmagem de 1994 com Mara Wilson trazem a magia e o espirito de Natal de uma forma muito especial, pois em ambos a pequena Susan parece não acreditar no Natal e principalmente no Papai Noel, aliás, o filme em 1947 já era uma forma de criticar o auto consumo na época do Natal, esquecendo todo o sentimento natalino que cerca está época, e o milagre volta acontecer quando o “verdadeiro” Papai Noel (Edmund Gwenn em 47 e Richard Attenborough em 94) faz um povo todo acreditar que o Natal é muito mais que compras e competição. Realmente um milagre natalino, mas fica aqui a recomendação para ver o original.

1. A Felicidade Não Se Compra (1946)

Acho que em 100% das listas de filmes de Natal A Felicidade Não Se Compra estará presente, uma vez que é uma fábula magnífica que mistura amizade, amor, sonho, anjos e obviamente Natal. Sou suspeito para falar deste filme que já vi muitas vezes e faço questão de ver nesta época ou em épocas em que estou meio desanimado, pois a fábula criada por Frank Capra é impressionante, belíssima e até hoje é um filme único, que emociona e renova as esperanças na vida, nos amigos e em nós mesmos. A Felicidade Não Se Compra é uma fábula completa, perfeita onde o magnífico James Stewart com uma ajuda angelical volta a ver que aquela luz mágica presente no Natal é capaz de nos dar uma nova chance na vida, até porque não é todo dia que um anjo ganha asas.

Com esta coluna começo uma semana dedicada ao Natal aqui no blog e desejo a todos um Feliz Natal com muita magia, inspiração e renovação nas esperanças de uma vida cada vez melhor e repleta de felicidade.

One thought on “Então é Natal!

  1. Olá, indicamos seu blog para ganhar um selo. Vá conferir no DVD, Sofá e Pipoca – http://dvdsofaepipoca.blogspot.com.br/2012/12/selo-versatile-blogger.html

    Feliz Natal!

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts