Entre os Muros da Escola

Entre os Muros da Escola

entre_les_murs_02Entre os Muros da Escola venceu a Palma de Ouro de Cannes em 2008, foi indicado ao Oscar 2009 e ainda faturou o César de Melhor Roteiro Adaptado em 2009, e este, que humildemente escreve neste blog, esperava muito deste filme e não se decepcionou.

Se você for assistir o filme acreditando em se tratar de mais um filme que o professor assume uma turma perdida, de vândalos e estudantes que não querem nada com nada, e o professor consegue mudar a vida deles completamente, você esta enganado.

Entre os Muros da Escola é muito mais, mas muito mais que isso.

Entre os Muros é um filme que explora de forma crua e nua a vida de meninos e meninas que vivem dentro de um mundo globalizado, de uma nova França onde franceses, imigrantes de outros países e imigrantes de colônias francesas, vivem e dividem o mesmos bairros e sonhos. Jovens adolescentes que tentam mostrar a seu professor que eles possuem vida, vontades e desejam muito mais do que apenas aprender o que a escola quer.

Em alguns momentos professor e alunos discutem se aquilo que ele ensina realmente é útil e se o papel da escola realmente é se manter dentro de uma cartilha pré-definida e se tudo aquilo realmente é necessário para preparar todos eles para os problemas da vida adulta, apesar de que a maioria já os vive diariamente.

O filme é um grande debate sobre escola, ensino, educação, vida e crescimento. Os alunos mudam, aprendem e ensinam, assim como o professor. Todos dentro de uma sala, percebem que a vida é cheia de curvas e de desvios, mas que juntos podem passar por esta fase e por outras. Todos percebem que o papel da escola é muito mais do
que ensinar análise sintática, tabuada, integrais e derivadas.

A atuação do elenco, todo de amadores, é algo impressionante e talvez por ter o escritor François Bégaudeau protagonizando, a adaptação do seu próprio livro, tenhamos ainda mais realismo e sinceridade a todas as cenas de Entre Os Muros da Escola.

Um excelente filme, que já faz eu repensar a minha lista de TOP 10 de 2009!

Até,
André C.

_____________
Sinopse: François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

Título Original: Entre les Murs
Gênero: Drama
País: França
Ano de Produção: 2007
Tempo de Duração: 128 minutos
Lançamento na França: 24/05/2008
Lançamento no Brasil: 13/13/2009
Direção: Laurent Cantet
Roteiro: Laurent Cantet, François Bégaudeau e Robin Campillo, baseado em livro de François Bégaudeau.
Premiação: Palma de Ouro em Cannes 2008 e César de Melhor Roteiro Adaptado de 2009
Elenco: François Bégaudeau (François Marin), Nassim Amrabt (Nassim), Laura Baquela (Laura), Cherif Bounaïdja Rachedi (Cherif), Juliette Demaille (Juliette), Dalla Doucoure (Dalla), Arthur Fogel (Arthur), Damien Gomes (Damien), Louise Grinberg (Louise), Qifei Huang (Qifei), Wey Huang (Wei), Franck Kelta (Souleymane), Henrietta Kasaruhanda (Henriette), Lucie Landrevie (Lucie), Agame Malembo-Emene (Agame), Rabah Naît Oufella (Rabah), Carl Nanor (Carl), Esmerálda Ouertani (Sandra), Burak Özyilmar (Burak), Eva Paradiso (Eva), Rachel Régulier (Khoumba), Angélica Sancio (Angélica), Boubacar Thouré (Boubacar), Justine Wu (Justine), Jean-Michel Simonet (Diretor), Vincent Caire (Vincent), Olivier Dupeyron (Olivier), Patrick Dureuil (Patrick), Frédéric Faujas (Fred), Dorothée Guilbot (Rachel) E Cécile Lagarde (Cécile).

Leave a Comment

Por favor preencha o algarismo que falta para enviar o comentário. *

Related posts